Fandom

TVPédia Brasil

Fala Brasil

442 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Fala Brasil
Falabrasil.jpg

Tipo

Telejornal

Estreia

4 de Maio de 1998

Emissora Original

Rede Record

Outras Emissoras

Record News

Apresentação

Roberta Piza

Thalita Oliveira

O Fala Brasil é o telejornal matutino da Rede Record, atualmente apresentado por Roberta Piza e Thalita Oliveira. É exibido de segunda à sexta, das 8h40 às 10h pela Record, e reprise às 11h pela Record News. Também há a edição de sábado.

O Telejornal

O Fala Brasil mostra as últimas notícias do dia que ocorreram no fim da noite anterior e no início da manhã. Além disso, mostra as últimas notícias do esporte, dicas de saúde e beleza e notícias sobre as celebridades. Também reprisa matérias exibidas anteriormente pelo Jornal da Record e Domingo Espetacular.

História

Assim que a Rede Record foi comprada por Edir Macedo, um telejornal foi lançado com este nome, apresentado por Silvia Poppovic. Como a audiência era ruim e Silvia mudou-se para a Rede Bandeirantes, o programa saiu do ar.

Em 5 de maio de 1998, o nome foi reaproveitado para um novo programa jornalístico, baseado no Bom Dia Brasil da Rede Globo e em similares internacionais. O formato era de uma revista eletrônica, mesclando notícias à culinária e apresentações músicais. A parte jornalística era comandada por Doris Giesse, e na bancada ficavam Rosana Hermann, Rafael Moreno, Renata Vianello, Duda Seidl, Virgínia Novicki e Bob Floriano.

Foi feita uma tentativa de exibir um Fala Brasil - Edição de Domingo, com José Luiz Datena, Adriana de Castro e Rosana Hermann. Porém não deu muito certo.

Em 2001, o Fala Brasil muda o seu formato para o atual, um telejornal. Apresentado inicialmente por Eleonora Paschoal e Miguel Dias. Após o falecimento de Miguel Dias, Rodolpho Gamberini o substituiu. Depois, Eleonora foi substituida por Mônica Waldvogel. E logo após, o jornal passa a ser apresentado por Alexandre Giachetto e Fernanda Fernandes.

Em 2004, o telejornal ganha o comando de Janine Borba e Marcos Hummel. A dupla fica até 2006, quando Luciana Liviero substitui Janine.

Em 2007, ganhou uma edição de sábado. E em 2008 ganhou uma de domingo, que ficou pouco tempo no ar.

No ano de 2009, o Fala Brasil ganha nova vinheta e novo cenário, e ganha a apresentação de Carla Cecato e Roberta Piza.

Em 2010, Carla Cecato é substituida por Thalita Oliveira devido a sua licença-maternidade. Em maio, Thalita deixa o programa e vai para a Record News, mas ela volta em seguida.

Atualmente Roberta Piza e Thalita Oliveira são as apresentadoras oficiais.

Edições de Sábado e Domingo

O "Fala Brasil - Especial de Sábado" estreou em 2007 com duração maior que as edição exibida durante a semana: 90 Minutos.

O primeiro Fala Brasil de domingo foi ao ar em 1999, na época em que o formato ainda era o de revista eletrônica. A edição de domingo foi feita para competir com o Fantástico da Rede Globo. Era apresentado por José Luiz DatenaAdriana de Castro e Rosana Hermann. A tentativa não deu muito certo e saiu do ar.

A segunda tentativa de uma edição dominical foi em 2008, com o "Fala Brasil - Especial de Domingo". Outra tentativa que ficou pouco tempo no ar.

Em 30 de Setembro de 2012, o telejornal ganhou uma edição extra no domingo. Para complementar a cobertura feita pela emissora ao velório de Hebe Camargo.

Audiência

Em junho de 2010, o Fala Brasil fechou um ano na liderança em seu horário na Grande São Paulo. De acordo com dados do Ibope, a média foi de 7 pontos. Em novembro do mesmo ano, foi divulgado que o telejornal há 16 meses na liderança no horário, segundo dados do Ibope.

Em 26 de Novembro, o telejornal conquista a maior audiência de sua história no Rio de Janeiro: 16 Pontos com picos de 20, devido a cobertura sobre a "Guerra no Rio". Essa mesma média se repetiu no dia 29. 

Em dezembro, o telejornal perde a liderança para a Rede Globo com o Mais Você. Porém a audiência entre os dois programas é acirrada e frequentemente atinge a liderança.

Link

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória