FANDOM

O Esporte Interativo BR (Anteriormente TV Esporte Interativo) foi um dos mais conhecidos canais de esportes da TV Brasileira, além de ter sido o único a ser transmitido em TV Aberta. Entrou no ar em 20 de Janeiro de 2007 e saiu em 25 de Setembro de 2018.

Precedentes

O Esporte Interativo surgiu inicialmente como um programa de TV independente. Tendo sua estreia em janeiro de 2004 na RedeTV! , o projeto tinha a intenção de cobrir uma faixa de 320 horas anuais de programação esportiva, exibindo as mais diversas modalidades.

Em 2004, a TopSports rompe com o canal e acerta parceria com a Rede Bandeirantes. Com isso o Esporte Interativo exibiu no canal diversas competições esportivas internacionais, a grande maioria, de futebol. Em meados de 2006, o canal fecha parceria com a TV Cultura para exibir o Campeonato Português. Em 2007, o contrato com a Band termina e a TopSports lança seu próprio canal

História

O Canal estreou em 2007 como Rede, mesmo que inicialmente era apenas transmitida para o Rio de Janeiro. A primeira transmissão foi em 20 de Janeiro com o jogo entre Chelsea e Liverpool pelo Campeonato Inglês.

Em 2011, o canal passa a transmitir alguns eventos da FIFA, como Copa do Mundo Sub-17, Copa do Mundo Sub-20, Copa do Mundo de Futebol Feminino, Copa do Mundo de Futebol de Areia e Mundial de Clubes.

Em 20 de Agosto de 2012, é lançado o Esporte Interativo Plus. Se tratava de uma plataforma de conteúdo online que possibilita o usuário assistir a programação do canal como e quando quiser, através de computadores, smartphones, tablets e Smart TVs. Em 10 de Oububro, o Yahoo Brasil junto com o canal, lançam um portal único para juntar seus conteúdos online.

Em 8 de Junho de 2013, o jornalista Lauro Jardim que a Turner Broadcasting System seria sócia majoritária do canal e extinguiria o mesmo. Dois dias após, a empresa norte-americana anunciou a aquisição de 20% do canal, fazendo com que a Turner ocupasse duas de sete cadeiras do Conselho de Administração do canal. A negociação custou cerca de R$ 80 milhões, considerado alto para os padrões do mercado.

Em Janeiro de 2014 foi lançado o Esporte Interativo Nordeste, canal pago com o conteúdo totalmente dedicado ao futebol nordestino e 100% em HD, transmitindo campeonatos como a Copa do Nordeste. Em 25 de Julho de 2015 foi lançado outro canal pago, o Esporte Interativo Max (ou EI Max). Em Agosto do mesmo ano, os dois canais mudaram de nomes. O EI Nordeste passou a se chamar EI Maxx e o EI Max passou a se chamar EI Maxx 2.

Em 1º de Julho de 2017, os três canais passaram por novas mudanças de nomes. O nome Esporte Interativo ficou para o canal EI Maxx, e o EI Maxx 2 passou a se chamar Esporte Interativo 2. Enquanto o canal aberto que se chamava Esporte Interativo, foi renomeado para Esporte Interativo BR.

Extinção

Em 9 de Agosto de 2018, a foi anunciado a descontinuação dos canais. O principal motivo foi a recente compra da Turner pela americana AT&T, que por sua vez já tinha a Sky como propriedade no Brasil. E as leis brasileiras impedem que empresas donas de operadoras de TV paga tenham canais (isso não atinge outros canais do grupo por serem estrangeiros).

O anúncio do fim aconteceu justamente após o grupo ter conseguido os direitos de transmissão por seis anos do Campeonato Brasileiro Série A a partir de 2019. Foi anunciado também que a transmissão esportiva de algumas competições nos quais eles ainda tinham direitos, bem como alguns programas, passariam a ser exibidos nos canais TNT e Space. E que a marca continuaria presente na internet e nas redes sociais. [1][2]

Os canais passaram a exibir reprises em loop após o anuncio do fim. O Esporte Interativo BR, assim como o Esporte Interativo e Esporte Interativo 2 saíram do ar em 25 de Setembro de 2018. A programação esportiva que antes era deles, passou a ser transmitida pelo TNT e pelo Space.

Referências

  1. Turner anuncia o fim do Esporte Interativo — Flávio Ricco (UOL)
  2. As cinco razões para o fim do Esporte Interativo na TV — Máquina do Esporte