FANDOM


O Disney Channel Brasil é um canal de TV Por assinatura pertencente The Walt Disney Company. Entrou no ar no Brasil em 5 de abril de 2001 e é destinado ao público infantil. Exibindo filmes e series da matriz americana, além do acervo de filmes da Disney.

Precedentes

O Disney Channel foi lançado nos EUA em 18 de abril de 1983, inicialmente como um canal pago premium para toda a família, exibindo o acervo de décadas da Disney. Com 18 horas de programação diária. Apenas 18 semanas depois de seu lançamento o canal já estava disponível via cabo em 50 estados americanos. Ao final do primeiro ano o canal já contava com mais de 1 milhão de assinantes.

Em dezembro de 1986 o canal começou a transmitir sua programação 24 horas por dia. Em 1997, deixou de ser um canal premium para se tornar um canal básico no line-up das operadoras.

Atualmente o canal está presente em 169 países, transmitindo em 35 idiomas diferentes. O Disney Channel é um produto indispensável para a companhia, introduzindo a marca Disney e seu mundo para mais de 600 milhões de pessoas no mundo. Sendo um dos líderes na TV mundial nesse segmento. [1]

História no Brasil

O primeiro investimento da Disney na TV Paga brasileira foi em 1997 com o canal Disney Weekend. Era um canal transmitido pela DirecTV com exclusividade. O canal entrava no ar todos os finais de semanas, abrindo a programação às 18h das sextas-feiras e encerrando a meia noite dos domingos.

Exibia filmes, desenhos e séries, e a programação se repetia durante todo o mês. Era um canal a lá carte, caso o assinante quisesse assistir o canal, tinha que pagar R$10 para ter o canal disponível por um fim de semana, ou R$15 por um mês. O canal era uma experiência para implantar uma versão brasileira do Disney Channel. [2]

Canal esse que foi lançado oficialmente no Brasil em 5 de abril de 2001, tendo como primeiras atrações o filme "O Rei Leão" e o programa Zapping Zone de produção nacional (até 2003 era produzido em parceria com o SBT). Nessa mesma época, tem destaque a parceria feita com o SBT para a produção do reality show Popstars de enorme sucesso no país. Em 2009, foi lançado o sinal em HD. [3]

Entre 2015 e 2018, o canal retornou a parceria com o SBT, desta vez, para exibir produções do canal em TV aberta no bloco Mundo Disney.

Referências

  1. DISNEY CHANNEL - Mundo das Marcas
  2. Especial Disney Weekend - Arquivo Super Canal TV
  3. 2001: Disney investe na América Latina - TVMagazine