FANDOM


Cine Belas Artes foi uma tradicional sessão de filmes exibida pelo SBT. Exibido nas noites de sábado, ficou no ar entre 2001 e 2017.

História

Em 2000, o SBT havia fechado contrato de exclusividade com duas das principais produtoras cinematográficas: a Walt Disney e a Warner Bros. Nesse mesmo ano, o canal estreou o Cine Espetacular que complementava a programação noturna de filmes. Que tinha o Tela de Sucessos como faixa principal.

Junto com os grandes sucessos do cinema, o pacote veio com outros filmes. De menor expressão, mas que serviam para um público específico, como “O Carteiro e o Poeta”, “Othello”, “As Pontes de Madison”, “Quiz Show” e “Hamlet”. Com isso, uma sessão para filmes alternativos estava sendo desenvolvida. O filme de estreia foi "A Letra Escarlate".

Prevista para estrear em 2000, o Cine Belas Artes acabou estreando em Abril de 2001. Exibido nas noites de sábado, nos primeiros anos conseguiu ser fiel à proposta de exibir filmes considerados cults. Chegou a incomodar inclusive a Globo, pois a Sessão de Gala que tinha a mesma proposta era exibida no mesmo horário. E por isso, acabou se transferindo para as madrugadas de domingo para segunda.

Entre 2004 e 2005, a sessão se beneficiou com o contrato que a emissora firmou com a MGM e a Paramount. Além de exibir filmes dessas duas produtoras, passou a colocar no ar produções argentinas, mexicanas e europeias.

A derrocada da sessão começou em 2006, quando o SBT deixou de ter contrato com a Disney e MGM. Perdendo o direito de exibir várias produções. A partir de 2007, a faixa passou a exibir filmes mais variados de apelo mais popular, como filmes de ação por exemplo. Com o passar dos anos, e com a falta de bons investimentos da emissora em filmes novos, o Cine Belas Artes foi decaindo. Assim como outras sessões de filmes da emissora, passou a servir para exibir filmes já exibidos exaustivamente.

De 2011 a 2013 e em 2015 ia ao ar após o Cine Família, formando uma dobradinha de filmes nas noites de sábado da emissora, dependendo da duração do filme exibido na sessão anterior.

Em 2017, após o fim do contrato com a Warner, e sem novos filmes para exibir, o canal decretou o fim da sessão. A última exibição foi em 27 de Maio de 2017. Na semana seguinte, o SBT passou a exibir no horário a série Arrow, em esquema de maratona.