FANDOM

Cidade Alerta
Cidadealerta

Tipo

Policialesco

Estreia

3 de abril de 1995

Emissora Original

Rede Record

Apresentação

Marcelo Rezende

O Cidade Alerta é um telejornal policialesco da Rede Record de Televisão. Exibido de segunda a sábado, no final da tarde, teve a sua estreia em 1995. Foi cancelado dez anos depois por falta de audiência e por cortes (inclusive a versão Rio de Janeiro do programa, que exibia tiroteiros ao vivo). Teve uma rápida volta em 2011, mas foi cancelado no mesmo ano. Voltou pela segunda vez em 2012, e desde então está no ar.

História

O Cidade Alerta foi criado em 3 de abril de 1995 e teve como primeiro apresentador Ney Gonçalves Dias. Nos primeiros meses, era exibido somente no estado de São Paulo. Mas mais tarde, começou a ser exibido em todo o Brasil.

Ney Gonçalves deixou o programa em 1997, para apresentar o Aqui Agora do SBT. Com isso, o programa passou a ser apresentado por João Leite Neto. Em 1998, Gilberto Barros passa a apresentar o programa, mas ele não ficou por muito tempo.

Jose luiz datena cidade alerta free big

Datena no comando do Cidade Alerta em meados dos anos 2000.

No mesmo ano, José Luiz Datena é titulado como o novo apresentador do programa, e ancorou vários casos como, por exemplo: a Morte de Mário Covas, os Atentados de 11 de setembro em Nova Iorque (onde ficou por mais de 8 horas narrando os fatos), e o Sequestro do empresário Silvio Santos. Datena apresentava o programa de segunda a sexta e Ulisses Rocha, apresentava a edição de sábado. Houve também uma segunda edição do programa, apresentada também por Datena. Ele deixou a apresentação do programa por um curto período em 2002 para apresentar o Repórter Cidadão na RedeTV! (que seguia o mesmo estilo do Cidade Alerta), mas voltou para a Record no mesmo ano, e foi criada um novo tema para a vinheta de abertura.

Em 7 de março de 2003, Datena deixa a Record e vai para a Band para a apresentar o Brasil Urgente. A partir de de 10 de março a Record passa a testar vários apresentadores no programa. O primeiro foi Milton Neves que começou em março, depois foi Lino Rossi, em agosto, e então foram Oscar Roberto Godoi, Ricardo Capriotti e Wagner Montes. Em 2003, estreou nova vinheta, e passou a ter edições locais para Rio de Janeiro com apresentação de Wagner Montes (que já apresentou o Cidade Alerta Nacional), em Minas Gerais com apresentação de Tom Paixão em Paraíba com apresentação de Ruy Dantas.

Cidade alerta - divulgacao - poster

Marcelo Rezende no Cidade Alerta, 2004.

Em 1 de março de 2004, Marcelo Rezende assume permanentemente a apresentação do programa. Em outubro do mesmo ano, passa a ser apresentado diretamente da redação da Rede Record. Porém, em junho de 2005, o programa foi tirado do ar devido aos inúmeros cortes e baixa audiência. A versão Rio permaneceu até o final do ano.

No começo de 2011, foi cogitado a volta do programa, fato que foi confirmado mais tarde. A princípio, especulava-se que o programa voltaria como um telejornal de serviços, indo ao ar, ao vivo, pela manhã. Mas na estréia, em 20 de junho, o Cidade Alerta manteve o mesmo formato de anteriomente, mas com o jornalismo de serviço sendo exibido no começo da noite. Estreou com a apresentação de Datena, que havia deixado a Band.

O programa permaneceu no estúdio da redação da Rede Record até 8 de julho, quando mudou em 11 de julho para um estúdio próprio.

Um mês e nove dias depois da estréia, Datena deixa o Cidade Alerta e volta para a Band. O motivo teria sido as mudanças de horário frequentes e a quebra de rede durante a exibição do programa.

A partir de 1 de agosto, William Travassos passa a apresentar o programa. Oito dias depois, Reinaldo Gottino assume o programa. O programa foi extinto em 12 de setembro.

Em 4 de junho de 2012, Marcelo Rezende (que já esteve no programa) apresenta a segunda volta do Cidade Alerta para o estado de São Paulo e para Santos. Com a estréia, o programa rapidamente passou a ter várias edições locais com diferentes apresentadores em todo o Brasil.

Passou a ser exibido em todo o Brasil a partir de 28 de janeiro de 2013, substituindo a série Todo Mundo Odeia o Chris. Em 21 de setembro do mesmo ano, o Cidade Alerta ganhou uma edição especial ao sábados, denominada Cidade Alerta Especial.

Cidade-e1456417705194

Marcelo Rezende no Cidade Alerta, 2016.

A partir de 2014, Reinaldo Gottino e Fabíola Gadelha passam a apresentar o programa eventualmente, quando Marcelo Rezende está de folga.

Em 12 de maio de 2015, o programa ganha um novo cenário e vinheta nova. No mesmo ano, Luiz Bacci que havia acabado de sair da Band, passa a entrar no time de apresentadores eventuais do programa.

Críticas

O programa (assim como os demais do gênero) é criticado pelo excesso de sensacionalismo e desrespeito com os direitos humanos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória