TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Advertisement

Cheias de Charme foi a 80ª novela das 19h da Globo. Escrita por Izabel de Oliveira e Filipe Miguez, com colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão, Lais Mendes Pimentel, Paula Amaral e Sérgio Marques, supervisão de texto de Ricardo Linhares, direção de Allan Fiterman, Maria de Médicis, Natália Grimberg e Denise Saraceni, direção geral de Carlos Araújo e direção de núcleo de Denise Saraceni. Exibida entre 16 de abril e 28 de setembro de 2012, em 143 capítulos, sucedendo Aquele Beijo e antecedendo Guerra dos Sexos.

Com Taís Araújo, Cláudia Abreu, Leandra Leal, Isabelle Drummond, Ricardo Tozzi, Malu Galli, Titina Medeiros, Tato Gabus Mendes, Alexandra Richter, Jonatas Faro, Humberto Carrão e Marcos Palmeira nos papéis principais.

Enredo

Três empregadas domésticas que não se conheciam antes, por consequência do destino, acabam na mesma cela de delegacia. Ali, Maria da Penha (Taís Araújo), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond), fazem um pacto para juntar forças e melhorarem suas respectivas vidas.

Penha é uma mulher batalhadora, que criou sozinha seus dois irmãos mais novos e seu filho que teve com seu ex-marido Sandro (Marcos Palmeira), um sujeito malandro e preguiçoso. Para sustentar a família, ela trabalhava na casa da cantora de forró eletrônico Chayenne (Cláudia Abreu), aguentando as constantes humilhações da patroa. Até que, em uma discussão, a artista agride Penha, que decide denunciá-la

Vaidosa, prepotente e extravagante, Chayenne fez muito sucesso no passado com a música "Xote da Brauleta", mas amarga uma má fase na carreira. Capaz de passar por cima de todos, para conseguir o que quer, ela tem como braço direito seu ex-empresário e ex-marido, que é louco pela cantora.

Rosário é uma cozinheira que trabalha no buffet de seu pai adotivo, e seu maior sonho é se tornar uma famosa cantora profissional. Fanática por Fabian (Ricardo Tozzi), astro do sertanejo universitário, é capaz de loucuras para ficar perto de seu ídolo e realizar seu sonho artístico. E para isso, passa a trabalhar na casa de Chayenne após a saída de Penha. A cozinheira conhece Inácio (Ricardo Tozzi), um homem bronco que passa a trabalhar no buffet, e os dois se apaixonam. Mas estranhamente, ele é muito parecido fisicamente com Fabian, e tem uma grande aversão ao cantor e a essa semelhança. Fazendo com que o casal enfrente altos e baixos por conta da idolatria de Rosário por Fabian.

E Cida é uma arrumadeira que trabalha na mansão de Ernani (Tato Gabus Mendes) e Sônia (Alexandra Richter). Sua história é como a de Cinderela: sua mãe, também empregada doméstica, morreu quando ela era criança e ela passou a morar com seus patrões e cuidada pela sua madrinha Valda (Dhu Moraes), cozinheira da casa. Desde criança, ela é explorada pela família e suporta a humilhações de Sônia e suas filhas, que Cida as considera como irmãs.

Durante certa noite, em meio a tantos problemas que as três Marias passam, elas decidem se reunir na casa de Chayenne quando ela não está por lá. Cida, Rosário e Penha, que já se tornaram grandes amigas, brincam gravando um clipe satirizando suas patroas e cantando a música "Vida de Empreguete", composta por Rosário. O vídeo cai na internet e a música alcança um grande sucesso, fazendo a vida do trio mudar completamente. Com isso, elas se tornam um grupo musical famoso, as Empreguetes. Despertando a forte inveja de Chayenne, que passa a armar contra as três. Contando com a ajuda de sua fiel escudeira, a atrapalhada Socorro (Titina Medeiros).

Elenco

Intérprete Personagem
Taís Araújo Maria da Penha Fragoso (Penha)
Leandra Leal Maria do Rosário Monteiro (Rosário)
Isabelle Drummond Maria Aparecida dos Santos Souza (Cida)
Cláudia Abreu Jociléia Imbuzeiro Migon / Chayene Sampaio
Ricardo Tozzi Fabianilson Brunini (Fabian)
Inácio Paixão / Rajão / Falso Fabian
Humberto Carrão Elano Fragoso
Jonatas Faro Conrado Tilman Werneck
Jayme Matarazzo Rodinei Maximiliano de Lima (Rodi)
Marcos Palmeira Sandro Barbosa
Marcos Pasquim Gilson Motta Filho
Giselle Batista Isadora Muniz Lyra Sarmento
Alexandra Richter Sônia Muniz Lyra Sarmento
Malu Galli Lygia Mariz Ortega
Juliana Alves Diana Moreira (Dinha)
Chandelly Braz Brunessa de Almeida dos Anjos
Tainá Müller Liara Mariz
Tato Gabus Mendes Ernani Sarmento (Tubarão)
Aracy Balabanian Máslova Tilman
Leopoldo Pacheco Otto Amaro Werneck
Kika Kalache Ivone dos Anjos Werneck
Titina Medeiros Maria do Perpétuo Socorro Cordeiro de Jesus (Socorro)
Luiz Henrique Nogueira Laércio Migon
Bruno Mazzeo Tom Bastos
Rodrigo Pandolfo Humberto Jordão
Simone Gutierrez Ariela Sarmento Jordão
Pablo Bellini Alejandro Ortega
Maria Helena Chira Dália
Dhu Moraes Valdelice Araújo (Valda)
Daniel Dantas Sidney Monteiro
Mônica Torres Branca Plastino
Analu Prestes Romana Paixão
Miguel Roncato Samuel Mariz Motta
Polliana Aleixo Beatriz
Lidi Lisboa Gracinha
Marília Martins Simone Brunini
Sylvia Nazareth Alana Fragoso
Fábio Lago Rivonaldo José Cordeiro de Jesus (Naldo)
Ilva Niño Maria Epifânia Cordeiro de Jesus (Epifânia)
Sérgio Menezes Heraldo Maranhão
Juliana Martins Lia Antunes
Aramis Trindade Valmir Madureira
Lady Francisco Madame Kastrup
Maria Pompeu Voleide Lopes
Olívia Araújo Jurema
Hugo Resende Marçal
Edney Giovenazzi Messias
Cláudio Tovar Malaquias
Rafaela Amado Marizete
Sérgio Malheiros Niltinho
Nado Grimberg Ruço
Fábio Neppo Kleiton Lopes
Luka Ribeiro Jiló
Breno Nina Wanderley
Alexandre David Zaqueu
Gustavo Mendes Eloy di Marco
Gustavo Gasparani Gentil Soares
Nicolas Paixão Patrick Fragoso Barbosa
Bia Passos Manuela Mariz Ortega (Manu)

Participações especiais

Intérprete Personagem
Day Mesquita Stela Carvalho
Juliana Paiva Camila
Guilherme Winter Anderson
Marco Ricca Fábio Arruda
Enrique Díaz Delegado Peixoto
Christine Fernandes Scarlet Benson
Georgiana Góes Cecília Salles
Vitor Novello Jeferson
Bia e Branca Feres Tainá e Tanise
Thaila Ayala Gisele / Fabiane
Tuna Dwek Suely Pedrosa
Maria Joana Bebel
Luciana Fregolente Emília Xavier
Millene Ramalho Ticiane
César Ferrario Morvan (Vavá)
Brunno Abrahão Yuri
Chica Xavier Vidente
Beth Lamas médica de Lygia
Cláudia Paiva Dolores dos Santos Souza (mãe de Cida)
Paula Newlands Marta
Bruno Bezerra Serginho
Pia Manfroni Lúcia
Emiliano Ruschel Téo Teló
Maria Pina namorada de Conrado em Curitiba
Julia Klein Menina no orfanato
Xuxa Meneghel Ela mesma
Ana Maria Braga Ela mesma
Fátima Bernardes Ela mesma
Regina Casé Ela mesma
Reynaldo Gianecchini Ele mesmo
Ana Furtado Ela mesma
Faustão Ele mesmo
Luciano Huck Ele mesmo
Ivete Sangalo Ela mesma
Michel Teló Ele mesmo
Luan Santana Ele mesmo
Alcione Ela mesma
Paula Fernandes Ela mesma
Gaby Amarantos Ela mesma
Daniele Suzuki Ela mesma
Leandro Hassum Ele mesmo
Marcius Melhem Ele mesmo
Preta Gil Ela mesma
Toni Garrido Ele mesmo
Thiaguinho Ele mesmo
Wanessa Camargo Ela mesma
João Neto & Frederico Eles mesmos
Sorriso Maroto Eles mesmos
Regina Chaves Ela mesma
Sandra Pêra Ela mesma
As Frenéticas Elas mesmas
Stefhany Absoluta Ela mesma

Produção

Tendo como títulos provisórios As Três Marias e Marias do Lar, a trama marcou a estreia de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez como autores titulares em uma novela. Contou com cenas gravadas na Delta do Parnaíba, movimentando uma equipe de 60 pessoas, durante duas semanas de gravações.

Mariana Ximenes foi convidada para interpretar Rosário, porém recusou o convite por preferir um papel mais dramático. O trio protagonista, Taís Araújo, Isabelle Drummond e Leandra Leal cantaram as músicas de suas personagens. Assim como Cláudia Abreu, que teve aulas de canto e prosódia para viver Chayenne. Ricardo Tozzi, que também interpretou um cantor, optou por não cantar as músicas de Fabian. Sendo dublado pelo cantor Juliano Cortuah.

Para a divulgação da esteia, um ônibus estilizado com imagens das protagonistas circulou pela cidade do Rio de Janeiro, por um mês. Esse ônibus apareceu no teaser de lançamento da trama.

Por abordar o universo musical, a novela contou com diversas participações especiais de artistas famosos que cantaram na trama. Dentre eles, Ivete Sangalo, Michel Teló, João neto & Frederico e Gaby Amarantos. Esta última, cantou o tema de abertura. O encontro entre Chayenne (Cláudia Abreu) e Ivete Sangalo foi gravado em um show feito por Ivete na cidade de Três Rios, interior do Rio de Janeiro.

Devido ao sucesso da novela, Taís Araújo, Isabelle Drummond e Leandra Leal, caracterizadas como as Empreguetes, apresentaram-se no Esquenta! e no Criança Esperança daquele ano. As três, junto com Cláudia Abreu e Titina Medeiros reviveram suas personagens no Roberto Carlos Especial, exibido em dezembro de 2012. Em 2015, Cláudia Abreu reviveu Chayenne, ao lado de Gaby Amarantos, no Show 50 Anos, realizado em comemoração ao cinquentenário da Globo.

Na época de sua exibição, o Fantástico lançou a campanha "A Empregada Mais Cheia de Charme do Brasil". Onde empregadas domésticas mandavam vídeos de até um minuto mostrando talentos artísticos, cuja vencedora, a baiana Marilene Machado de Jesus, ganhou a oportunidade de fazer uma participação especial na novela.

A novela gerou, além da tradicional trilha sonora, um DVD com clipes musicais exibidos na trama e uma linha de esmaltes. Além do livro "Cida, a Empreguete - Um Diário Íntimo", lançado em outubro de 2012, contando a história de Cida (Isabelle Drummond), no ponto de vista da própria personagem, com relatos escritos por ela em um diário na trama.

Em um dos últimos capítulos, o autor Silvio de Abreu e o diretor Jorge Fernando fazem uma participação especial, para promover o lançamento da novela sucessora, Guerra dos Sexos.

Interação com a Internet

Devido a trama abordar a internet, onde as Empreguetes alcançaram sucesso, a Globo realizou diversas ações para interagir com o público das redes sociais. Fazendo com que a novela se tornasse uma das precursoras nesse tipo de ação. Os clipes "Vida de Empreguete" e "Nosso Brilho", também das Empreguetes, foram lançado no site da emissora antes da exibição na TV.

O sucesso do trio musical na trama se estendeu na vida real. O clipe de "Vida de Empreguete" mais de 10 milhões de visualizações e chegou a tocar em várias rádios do Brasil. A canção "Vida de Patroete" cantada por Chayenne (Cláudia Abreu) também fez sucesso na internet.

A emissora lançou uma fan page da novela no Facebook, onde os usuários tiveram acesso a um aplicativo que gerava autógrafos personalizados de Chayenne. Durante o período da trama em que as três protagonistas foram presas, foi lançado na vida real a campanha "Empreguetes Livres", onde internautas se mobilizaram pela soltura das personagens.

Outra campanha atravessou ficção e realidade, quando na trama, as Empreguetes anunciaram o fim do grupo e foi lançada a campanha "Empreguetes para Sempre". O site da emissora lançou uma página especial onde o público pôde mandar vídeos pedindo para que o grupo não se separasse. Alguns desses vídeos foram exibidos na novela, que também exibiu mensagens de personagens e famosos da vida real.

Reprises

Foi reapresentada de forma compacta no quadro "Novelão" do Vídeo Show entre 1ª e 5 de julho de 2013, em cinco capítulos. Entre 19 de setembro de 2016 e 21 de março de 2017, foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Exibida em 132 capítulos, sucedendo Anjo Mau e antecedendo Senhora do Destino. Marcou média geral de audiência de 16,71 pontos. A partir de 11 de março de 2024, foi reprisada às 14h45 em Edição Especial, sucedendo Mulheres de Areia. Sendo a primeira da faixa a exibir capítulos inéditos nos sábados.

Advertisement