FANDOM

Central Nacional de Televisão (Rede CNT)
Cnt

Tipo

Rede de TV Aberta

Fundação

15 de Maio de 1979

Fundador

José Carlos Martinez

Cidade de Origem

Curitiba - PR

Pertence a

Família Martinez

Cobertura

Mais de 15 milhões de domicílios, o equivalente a 50 milhões de telespectadores.

A Central Nacional de Televisão (conhecida como CNT ou Rede CNT), foi fundada em 15 de Março de 1979 como TV Tropical por José Carlos Martinez. Em 1992, passou a usar o nome Rede OM. Em 1993, muda para CNT e a partir de 2011 passa a utilizar o nome Rede CNT.

A emissora faz parte do grupo empresarial da família Martinez. A cabeça da Rede está localizada em Curitiba, Paraná.

História

Fase TV Tropical

A TV Tropical, fundada por José Carlos Martinez, iniciou suas transmissões em 15 de março de 1979. No início retransmitia a Rede Globo e posteriormente a Rede Bandeirantes. Nos primeiros anos, a emissora alcançou os maiores índices de audiência na região.

Nesta época, estreia o tradicional Jornal do Meio Dia, o mais antigo telejornal da emissora. Também estreou o Cadeia (Mais tarde, se chama Cadeia Nacional) apresentado pelo polêmico Luiz Carlos Alborghetti. O programa foi um dos grandes campeões de audiência na época.

Fase Rede OM

Para a formação da Rede, a emissora invete na expansão da TV. Em abril de 1980, as Organizações Martinez adquiriram a TV Paraná, então afiliada da Rede Tupi e que se tornou a cabeça da rede.

Em 1986, a emissora cria o programa Pole Position dedicado unicamente ao automobilismo. No mesmo período, estreou o Telesporte.

A programação gerada em Curitiba passou a ser retransmitida no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A Rede OM tornou-se a primeira rede de televisão de abrangência nacional com sede fora do eixo Rio-São Paulo.

Década de 90 

A emissora transmitiu com exclusividade a Copa Libertadores da América de 1992, com narração do recém-contratado Galvão Bueno. A final, entre São Paulo e Newell's Old Boys, foi o maior pico de audiência da emissora, com mais de 50 pontos.

Em 28 de fevereiro de 1992 foi adquirida a TV Corcovado canal 9 do Rio de Janeiro. Então pertencente ao Grupo Silvio Santos e que na época estava arrendada à MTV Brasil.

Em março de 1992, a Rede OM fecha parceria com a TV Gazeta de São Paulo, fornecendo programação à mesma. Começava então, a formação de uma rede de televisão.

Em 1993, "Rede OM Brasil" deixa de ser utilizado, dando lugar à Central Nacional de Televisão ou CNT. A marca foi lançada com o programa Clodovil em Noite de Gala, ao vivo do Teatro Ópera de Arame.

No mesmo ano, a emissora contata João Kleber para apresentar um programa de entrevistas, o Programa João Kleber.

Em 1995, a emissora é vendida para José Eduardo de Andrade Vieira, dono do banco Bamerindus, que fali pouco tempo depois.

Em 30 de março do mesmo ano, estreia o programa de entrevistas Marília Gabi Gabriela, comandado por Marília Gabriela, que foi contratada com um salário milionário, vinda da Rede Bandeirantes. Ela deixa a emissora no ano seguinte.

Em 30 de outubro, estreava o desenho animado interativo Hugo Game. Em duas edições diárias o telespectador se cadastrava e, ao ser contatado, comandava pelas teclas do telefone um jogo, concorrendo a vários prêmios.

Em 24 de novembro, a apresentadora Adriane Galisteu assina contrato com a emissora para comandar o Ponto G, que fica pouco tempo no ar.

Em janeiro de 1996, José Carlos Martinez reassume a emissora e atrasa os salários dos funcionários, gerando protestos.

No mesmo ano, o infantil Tudo por Brinquedo alcança bons índices, e isso faz com que a emissora fortaleça o acervo de desenhos com clássicos da Hanna-Barbera.

Ainda em 1996, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, ganha sucesso ao apresentar os programas Cadeia Nacional e 190 Urgente. Em setembro de 1997, o apresentador assina contrato com a Rede Record.

Em 1997, a emissora fecha um contrato exclusivo com a Televisa do México, para exibição de várias novelas. Dura até 1999.

Sérgio Mallandro garante bons pontos de audiência aos sábados, com o Festa do Mallandro.

Década de 2000

Em junho de 2000, chega ao fim a parceria da CNT com a TV Gazeta. O canal paulista não renova o contrato pois pretende iniciar o projeto de se tornar uma rede de televisão: a Rede Gazeta. Com isso, a CNT deixa de ser transmitida para Grande São Paulo.

Em 2003, falece tragicamente em acidente aéreo seu fundador e então presidente José Carlos Martinez. Seu velório é transmitido 24 horas pela emissora, onde funcionários, amigos e familiares lhe transmitiram um último adeus.

Em novembro de 2006, a CNT vende a CNT Rio de Janeiro para a TV JB. No ano seguinte, a CNT passou a transmitir para todo país a programação produzida pela TV JB, resultado de uma parceria que tinha um prazo inicial de 5 anos.

Porém, no dia 5 de setembro de 2007, a parceria entre a CNT e a Companhia Brasileira de Multimídia foi desfeita, durando apenas 5 meses. O motivo foi uma dívida de três meses de aluguel calculado em mais de 15 milhões de reais. Com o fim da parceria, o então TV JB Rio de Janeiro voltou a se chamar CNT Rio de Janeiro

Após o fim da parceria, a CNT exibia somente reprises de programas antigos e infomerciais. E depois, aos poucos colocando no ar alguns programas.

Em 2008, a CNT fechou contrato novamente com a rede de televisão mexicana Televisa.

Em 17 de Novembro de 2009, entra no ar a CNT Salvador. A nova geradora chega na capital baiana com uma ótima imagem.

Década de 2010

Em junho de 2010, a emissora muda seu pacote gráfico. Deixando sua identidade visual mais moderna e atual, além de adotar o nome "Rede CNT".

Em fevereiro de 2013, surgiram informações pela internet de que a CNT foi comprada por Valdemiro Santiago (líder da Igreja Mundial do Poder de Deus) depois que a Família Martinez vendeu a rede por cerca de 500 milhões de reais. Tempos depois, os envolvidos não comentaram sobre negócio. Só em março que a emissora negou oficialmente a venda da rede.

Em Setembro do mesmo ano, o canal entrou no line-up da Sky pelo canal 176. E em Novembro começou a ter seu sinal transmitido pelas antenas parabólicas, na frequencia que pertencia a TV Diario.

Em maio, a CNT vende 22 horas de sua programação diária para a Igreja Universal do Reino de Deus. Com isso, dezenas de funcionários são demitidos, diversos programas sairam do ar, e outros programas independentes e religiosos como o de Silas Malafaia perderam espaço. Da programação própria da CNT restou apenas o CNT Jornal e alguns poucos programas.

Programação

Links

Emissoras de TV Aberta

Principais: GloboSBTRecordBandRedeTV!CulturaGazetaCNTRBTV

Outros Religiosos: TV Mundo MaiorBoa Vontade TV

Jovem e Música: Top TVRede União

Filmes e Séries: CineBrasilTV

Televendas: Polishop TVShoptimeShop TourTV+TV Ultrafarma

Também no FANDOM

Wiki aleatória