TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Advertisement

Boninho (também conhecido como J. B. de Oliveira) é um diretor de televisão. Atualmente Diretor de Variedades da Globo.

Trajetória[]

José Bonifácio Brasil de Oliveira nasceu em São Paulo em 4 de Novembro de 1961. Filho de Boni, começou sua carreira em 1978, na Rádio Excelsior. Anos mais tarde trabalhou na Rádio Globo, reestruturando a estação.

No mesmo período, na Globo, criou e dirigiu o programa Clip Trip (exibido entre 1984 e 1987) e dirigiu diversos clipes musicais para o Fantástico e várias bandas. Posteriormente, também criou vários quadros de games para o Domingão do Faustão. Foi o primeiro diretor de programação do Multishow, permanecendo no cargo entre 1991 e 1993. Nos anos seguintes, desenvolveu os infantis TV Colosso, Angel Mix e TV Globinho. Além de dirigir diversos eventos e shows de artistas internacionais.

A partir dos anos 2000, tornou-se um dos maiores responsáveis por trazer e popularizar os reality shows na TV Brasileira. Dirigiu, desenvolveu e supervisionou diversos programas do gênero. Tais como o No Limite, Hipertensão e, em especial, o Big Brother Brasil. Também dirige e supervisiona talent shows musicais, como The Voice Brasil, Popstar e Estrela da Casa.

Foi diretor de núcleo dos programas Estrelas, Caldeirão do Huck e TV Xuxa. Cuidou da supervisão do Mais Você, É de Casa e Encontro com Fátima Bernardes. Tornou-se Diretor do gênero de Variedades da Globo, ao lado de Mariano Boni. Onde cuida de programas semanais e de temporada, transmissão de eventos como o Carnaval Globeleza, Rock in Rio e Lollapalooza, além dos reality shows e talent shows. Foi jurado do Show dos Famosos do Domingão do Faustão. Também fez participação especial como ele mesmo nas novelas Amor à Vida (2013) e A Dona do Pedaço (2019). Em 2024, foi anunciada sua saída do cargo de direção. para o final de 2025.

Foi casado com Narcisa Tamborindeguy entre 1983 e 1986, com quem tem a filha Mariana, Casou-se com Kátia D'Ávila, com quem tem o filho Pedro. Desde 1999 é casado com Ana Furtado. O casal tem a filha Isabela, nascida em 2007.

Advertisement