FANDOM

O Bom Dia e Companhia (ou Bom Dia e Cia.) é o programa infantil mais tradicional do SBT na atualidade. Exibido nas manhãs de segunda a sexta, estreou em 2 de Agosto de 1993. Atualmente apresentado por Silvia Abravanel.

O Programa

Exibido ao vivo, de segunda à sexta das 10h30 ás 13h45, é simplesmente um bloco de desenhos animados, exibindo animações do Cartoon Network e Nickelodeon. Intercalado com a apresentação de Silvia Abravanel que comanda jogos ao vivo em que as crianças podem participar por telefone e webcam concorrendo a prêmios em dinheiro.

História

Fase Eliana (1993-1998)

Em 1992, a jovem Eliana apresentava o Sessão Desenho, um bloco de desenhos animados simples, onde ela comandava o programa em um cenário em chroma-key, que exibiam papéis de carta da própria Eliana. O programa nada mais era do que uma chance dada à ela por Silvio Santos após seu primeiro programa, o Festolândia, sair do ar. Como a atração não tinha nenhum recurso, ela passou a usar a criatividade, e foi aí que ela criou a música "Os Dedinhos" e se tornou sucesso nacional.

Foi na apresentação do programa que foi descoberta pelo diretor Nilton Travesso, que acreditou que ela tinha um grande potencial. Reutilizando um cenário antigo de um programa de Serginho Groisman, ele criou um programa totalmente novo para ela. Foi assim que, sob o comando de Eliana, o Bom Dia e Cia estreou em 2 de Agosto de 1993, às 9h30 da manhã.

O tema de abertura era cantado pela própria apresentadora, a música "Começa um novo dia". O cenário reproduzia uma casa e a atração tinha um caráter mais educativo. Nele, Eliana contava com a participação de bonecos e ensinava várias coisas, como fazer brinquedos com produtos recicláveis e palavras em inglês. Também merece destaque nessa época que Eliana recebia famosos em seu programa para tomar café da manhã, como Angélica e Thalia.

Com o passar dos anos ganhou mais investimentos. Novos cenários e novos personagens passaram a interagir com a apresentadora, entre eles o inesquecível Melocoton.

A partir do dia 12 de maio de 1997, o programa passava a se chamar Eliana & Cia, como um presente à apresentadora pelo seu sucesso na casa. Seguiu nesse estilo até 1998, quando a Record demonstrou interesse em contratar a apresentadora. Foi quando Eliana descobriu que Silvio Santos gostaria que ela dividisse a apresentação do programa com Jackeline Petkovic, que ela não gostou da ideia e decidiu mudar de emissora. Curiosamente serviu como uma moeda de troca, por o SBT havia contratado Ratinho, que estava na emissora de Edir Macedo

O último Eliana & Cia. foi ao ar 18 de setembro de 1998, sem que a apresentadora gravasse uma despedida.  

Fase Jacky (1998/2003)

Jackeline Petkovic, a Jacky, estreou no programa em 21 de Setembro de 1998. Com Jacky, que até então apresentava o Fantasia, no comando o programa voltou a se chamar Bom Dia & Cia. Inicialmente mantendo o formato anterior, com as participações dos bonecos Flitz, Melocotom, Bizuca e Recicleia.

Em 1999, o o formato é mudado. os personagens antigos são substituídos por novos como o Pato Malandro, Nana Banana, Tunico e Tinoca, Indiazinha Cara de Pau e o Pica-Pau. Além dos personagens B1 e B2 da série Bananas de Pijamas. Apenas Melocotom permaneceu. Jacky ganhou também uma assistente de palco: a garota Michelle Giudice.

Em 2000 nova mudança de formato.Personagens novamente substituídos, permanecendo apenas Melocotom Michele. No lugar dos personagens anteriores entrou o ET Guigui (criado pela própria Jacky), os passarinhos Piu e Pia, o peixe Ramonzinho e o Livro falante. Nessa época, o tema de abertura era "Auê Auê".

Entre 2001 e 2003, o programa ganhou novo cenário, e ocorreu a despedida do Melocotom. Além disso foi comemorado a marca de 1000 edições com Jacky. Em março de 2003, por conta de cortes de custos feitos pela emissora, o programa perdeu todos os personagens. Jacky passou a apresentar o programa sozinha em um cenário menor. Contando histórias, curiosidades e lendo cartas. Mesclando com desenhos do Cartoon Network.

Em 31 de Outubro de 2003, Jacky apresentou o programa pela última vez. A saída da apresentadora foi conturbada. Segundo ela conta, foram várias as vezes que a direção tentou dispensá-la, mas recuava pois o programa com ela era campeão de audiência e faturamento. Até que ficou decidido que Jacky sairia de vez e com isso, ela acabou deixando a emissora.

Fase Jéssica e Kauê (2003-2005)

Em 3 de Novembro de 2003, os adolescentes Jéssica Esteves e Kauê Santin estrearam no comando da atração. A decisão de colocá-los como apresentadores saria de que os dois juntos teriam um custo menor que Jacky. Além de serem parentes de um dos diretores da emissora, Jéssica já havia participado de alguns programas do canal antes, e Kauê já participou de campanhas publicitárias e desfiles.

No programa a dupla intermediava a exibição dos desenhos. Contando histórias, falando sobre fatos curiosos, e lendo cartas dos telespectadores. Tudo isso sendo feito em pedaços até o fim do programa. Essa fase durou até 29 de Julho de 2005.

Fase Priscila e Yudi (2005-2010)

No dia 1º de agosto de 2005, às 9 da manhã, o infantil passou a ser comandado pelo trio Priscila Alcântara, Yudi Tamashiro e Ítala Mathiuzzo. Os pequenos Priscila e Yudi ficaram conhecidos por participarem do reality Código F.A.M.A. sendo que Priscila chegou ao segundo lugar na final internacional. Enquanto Ítala, a "Professora Ítala", era uma professora de dança que ensinava passos de coreografias de algumas músicas durante as transições dos desenhos. Esta ficou no programa até 7 de Julho de 2006. === No dia 10 de Julho do mesmo ano, o programa sofreu alterações. Priscila e Yudi passaram a apresentar o programa sozinhos interagindo entre si e contando curiosidades sobre os desenhos que passam na atração.

Em 26 de março de 2007, o programa foi reformulado passando a ter o formato mantido até hoje. O Bom Dia e Companhia se tornou ao vivo, em que os apresentadores promovem os telespectadores a participar de brincadeiras em que eles concorriam a prêmios sorteados pela roleta. Nessa época, o programa era exibido das 7h às 15h. Duração que foi diminuída em 2 de Julho do mesmo ano, quando a atração passou a ser sucedida pelo recém-estreado Carrossel Animado.

Fase Priscila, Yudi e Maísa (2010-2013)

Em 2010, o programa passou a exibir séries live action para competir com a TV Globinho que fazia a mesma coisa. No mesmo ano, em 7 de Maio, Maísa Silva estreia como apresentadora fixa. A pequena ficou famosa ao apresentar o Sábado Animado desde 2007. E desde 1 de Janeiro de 2009 ela apresentava o Bom Dia como substituta de Priscila e Yudi. Ela permaneceu até 12 de Outubro de 2012, quando foi se dedicar às gravações da novela Carrossel. Em 30 de Dezembro do mesmo ano, Yudi deixa o programa e é substituído pelo Palhaço Bozo. Era um esquenta para a volta do programa do palhaço no ano seguinte. Porém, como o público estranhou a parceria do personagem com Priscila além das excessivas reprises de seu desenho animado, ele saiu do programa em 15 de Fevereiro de 2015. Priscila passou a apresentar sozinha a atração até 18 de Março.

Nessa época estrearam no programa o Seu José e o periquito Chico que sorteava mensagens de auto ajuda para as crianças que ligavam.

Fase Crianças (2013-2014)

No dia 18 de Março de 2013, o programa passa a ser apresentado por Matheus Ueta e Ana Vitória Zimmerman. atores mirins da novela Carrossel. Em abril, Maísa retornou ao programa em Jean Paulo Campos (também de Carrossel) estreou como apresentador.

No mesmo ano, por conta de reformulações da emissora na programação infantil, que resultou na extinção de alguns programas. Passaram a integrar o time de apresentadores os palhaços Patatí & Patatá e a turma do palhaço Bozo. Todos apresentando em esquema de revezamento, que também acontecia no Sábado Animado. Porém por conta de reclamações do público por conta de tantos apresentadores, todos os palhaços saíram do programa.

Entre os dias 29 de julho de 2013 e 29 de agosto de 2013, Ana Vitória Zimmermann e Matheus Ueta saíram do programa para apresentar o Clube do Carrossel, que viria preparar o público para a reprise de Carrossel que mal tinha acabado de terminar. Retornaram após o final deste. Maísa e Jean saíram da atração para se dedicarem às gravações da série Patrulha Salvadora.

Fase Matheus e Ana Júlia (2014-2015)

Em 04 de Agosto de 2014 Matheus abre a atração informando que Ana Vitória deixou a apresentação. O SBT lançou em seu site anúncio de testes para a nova apresentadora. Com isso, Ana Júlia Souza, de 8 anos de idade, fica com a vaga. Em 2015, o programa passa a exibir desenhos da Nickelodeon como Bob Esponja.

Em um dia de julho de 2015, Ana Júlia e Matheus foram impedidos de apresentar a atração temporariamente por conta de uma decisão judicial. De última hora, Sílvia Abravanel, filha de Sílvio Santos e diretora do programa, assumiu o lugar das crianças. Pouco tempo depois, em 16 de julho, Sílvia foi efetivada como apresentadora oficial.

Fase Silvia Abravanel (2015-Atual)

Desde o segundo semestre de 2015, Silvia Abravanel comanda o programa sozinha, como apresentadora oficial. Tendo Matheus e Ana Júlia como substitutos. Em 6 de Março de 2017, finalmente o programa passa a ser exibido em HDTV. Era o último programa da emissora a não ser exibido nesse formato.

Também no FANDOM

Wiki aleatória