FANDOM

Bom Dia Brasil
BomDiaBrasil

Tipo

Telejornal

Estreia

3 de Janeiro de 1983

Emissora Original

Globo

Outra Emissora

Globo News

Apresentação

Chico Pinheiro
Ana Paula Araújo

Elenco

Rodrigo Bocardi
Giuliana Morrone
Cecília Malan
Luís Ernesto Lacombe
Renata Lo Prete
Miriam Leitão
Alexandre Garcia
Izabella Camargo

O Bom Dia Brasil é o principal telejornal matutino da Globo. Estreou em 3 de Janeiro de 1983.

O Jornal

O noticiário trás as notícias da madrugada e da manhã e a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no mundo. Dá destaque para as notícias sobre política e economia, com entrevistas e análises de comentaristas. O toque de revista eletrônica dá um toque informal.

Atualmente apresentado por Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo (nos estúdios do Rio de Janeiro) com Giuliana Morrone (em Brasília), Cecília Malan (em Londres) e Rodrigo Bocardi (em São Paulo). Além dos comentários de Alexandre Garcia, na Segurança Pública e Política, Miriam Leitão na Economia; Renata Lo Prete na Política; Luís Ernesto Lacombe no Esporte e Izabella Camargo na Previsão do Tempo.

Vai ao ar de segunda à sexta, das 7h30 às 9h, após a programação local (Bom Dia Praça). É reprisado pela Globo News logo após o término ;

História

O Bom Dia Brasil estreou em 3 de Janeiro de 1983, diretamente dos estúdios de Brasília, apresentado por Carlos Monforte. Com 30 minutos de duração, era um telejornal essencialmente político-econômico. O foco eram os fatos que tivessem origem ou repercutissem na capital do Brasil.

O nome é inspirado no clássico programa da ABC, Good Morning America. Não só o nome, como também o toque de revista eletrônica. O jornal tinha uma abordagem informal, de linguagem fácil. Tendo sempre a preocupação em explicar ao telespectador todas as questões abordadas. O conteúdo consistia basicamente nos principais assuntos do dia, previsão do tempo, informações sobre o movimento dos aeroportos, manchetes dos principais jornais do país e entrevistas realizadas no estúdio.

Um dos quadros mostrava entrevistas realizadas durante o café da manhã com convidados que morassem ou estivessem hospedados em Brasília. Na estreia do quadro, o convidado foi o presidente da República João Figueiredo. A partir de 1984, o programa começou a realizar entrevistas também em outros estados.

Carlos Monforte deixou o jornal em 1991, e foi substituído por Antônio Augusto que permaneceu por dois anos. Em 1993, quando completou 10 anos no ar, passou por mudanças técnicas, como a inserção de mesas de efeitos computadorizadas que permitiam ao entrevistador dividir a tela com até dois entrevistados. Luiz Carlos Braga apresentou o Bom Dia entre 94 e 95.

Também no FANDOM

Wiki aleatória