FANDOM


Belaventura é a atual novela das 19h30 da RecordTV. Escrita por Gustavo Reiz com colaboração de Aline Garbati, Jussara Fazolo, Mariana Vielmond e Marco Borges e direção geral de Ivan Zettel. Estreou em 25 de Abril de 2017, substituindo a reprise de A Escrava Isaura e sendo substituída por Procura-se Ela.

Com Rayanne Morais, Bernardo Velasco, Larissa Maciel, Kadu Moliterno, Juliana Didone, Alexandre Slaviero, Camila Rodrigues, Gisele Itié, Helena Fernandes, Floriano Peixoto, Eri Johnson e Giuseppe Oristânio nos papéis principais.

Enredo

No início do século XV, a guerra milenar entre os reinos Redenção e Valedo, que eram comandados respectivamente pelos duques Otoniel (Kadu Moliterno) e Severo (Floriano Peixoto), chega ao fim após um acordo de paz. Com isso as terras são unificadas, criando o reino de Belaventura, tendo Otoniel como rei. Ele foi coroado após uma disputa de torneio medieval.

Otoniel é pai do bondoso principe-herdeiro Enrico (Bernardo Velasco), da justiceira Lizabeta (Adriana Birolli) e da amarga Carmona (Camila Rodrigues). Essa última detesta o irmão em segredo por não ter sido escolhida como a sucessora do trono mesmo sendo a primogênita. São filhos de Vitoriana (Juliana Knust), que é misteriosamente envenenada durante o torneio e falece, fazendo a culpa cair em Severo, que se vê obrigado a desaparecer por longos anos. Os herdeiros foram cuidados por pela dama de companhia Elia (Sílvia Salgado)

É na mesma festividade, que Enrico, com então dez anos, conhece Pietra (Rayanne Morais), uma plebeia por quem se apaixona e nunca mais esquece. Quinze anos depois, Pietra se tornou uma moça forte e bela, que foi criada por Biniek (Paulo Reis), seu padrasto bêbado que a maltrata. Pois sua mãe, Lucy (Larissa Maciel), desapareceu após constantes ataques da Ordem Pura, um grupo que promove a caça às bruxas, e comandada pelo maquiavélico Cedric (Giuseppe Oristânio), conselheiro do rei e com sede de poder.

Não demora para Enrico reencontrar Pietra após tantos anos, e com isso, começam um caso de amor proibido e uma luta para ficarem juntos. Eles terão como mentor e protetor Bartolion (Paulo Gorgulho), o sábio do reino, que conhece os segredos dos poderosos.

Além disso, Severo retorna ao reino com o cheio de ódio e vingança, sendo cada vez mais manipulado por sua esposa, Marión (Helena Fernandes). Uma duquesa ambiciosa e dissimulada, que nunca aceitou o fato de não ter se tornado rainha e pretende fazer de tudo para conseguir o que quer. Ela nunca foi aceita pela mãe de Severo, Leocádia (Esther Góes), que espera o momento certo para desmascará-la. Os duques são pais de Jacques (Leandro Lima), Arturo (José Victor Pires) e Brione (Juliana Didone).

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Bernardo Velasco Enrico Montebelo e Luxemburgo, Príncipe de Belaventura
Rayanne Morais Pietra Florenza
Helena Fernandes Marión Alencastro Bourbon, Duquesa de Valedo
Larissa Maciel Lucy Florenza
Kadu Moliterno Otoniel Montebelo e Luxemburgo II, Rei de Belaventura
Floriano Peixoto Severo Alencastro Bourbon, Duque de Valedo
Giuseppe Oristânio Marquês Cedric
Juliana Didone Brione de Alencastro Bourbon
Alexandre Slaviero Gonzalo Castroneves
Camila Rodrigues Carmona Montebelo e Luxemburgo, Princesa de Belaventura
Adriana Birolli Lizabeta Montebelo e Luxemburgo, Princesa de Belaventura
Leandro Lima Jacques de Alencastro Bourbon
Gisele Itié Selena
Victor Pecoraro Fernão
Paulo Gorgulho Bartolion
Eri Johnson Corinto
Esther Góes Leocádia de Alencastro Bourbon
Bárbara Borges Polentina Alvarez
Lidi Lisboa Tamar La Rosie
Bemvindo Sequeira Conde Páris La Rosie
Anaju Dorigon Dulcinea
André Mattos Falstaff
Paulo Reis Biniek
Sílvia Salgado Elia Delgado
Angelina Muniz Matriona Mascate
Élcio Romar Queixote Mascate
Alexandre Barillari Tácitus Mascate
Ivan Mendes Daros
Marco Antônio Gimenez Gregor
Bruno Padilha Dumas
Paulo César Grande Merlino
Thierry Figueira Nodier
Raymundo de Souza Joniel Castroneves
Marcela Muniz Tiana Castroneves
Leonardo Franco Mistral Delgado
Paulo Lessa Accalon
Guga Coelho Fubaldo Alvarez
Iara Jamra Inesita
José Victor Pires Arturo de Alencastro Bourbon
Letícia Pedro Ariela
Felipe Fagundes Fergau
Alexander Hrodrich Nial
Kátia Moraes Solimara
Anita Amizo Laurinda
Dudu Oliveira Balin
Thiago Giacomini Chavel
Bernardo Falcone Ian
Adriano Fragalá Malbec

Participações especiais

Ator/Atriz Personagem
Juliana Knust Vitoriana Montebelo e Luxemburgo, Rainha de Belaventura
Bia Passos Pietra (criança)
Gabriel Ferrarini Enrico (criança)
Luis Augusto formal Jacques (criança)
Rafaella Maia Carmona (criança)
Brunna Vaucher Lizabeta (criança)
Luiz Eduardo Toledo Gonzalo (criança)

Produção

Em maio de 2016, Gustavo Reiz apresentou para a RecordTV a sinopse de uma novela que se passava na Idade Média. Na época, ele havia acabado de escrever Escrava Mãe, novela que foi totalmente gravada no ano anterior mas que ainda não havia sido estreado. No mesmo mês, a novela foi aprovada para ser escrita e foi anunciado o título provisório como Belaventura (nome que se tornou oficial). Logo após, Ivan Zettel foi anunciado como diretor. A primeira reunião com o elenco aconteceu em 3 de dezembro.

Segundo o autor, a ideia de escrever uma trama medieval veio após uma viagem em que fez pela Europa. O fato dele ser formado em História foi importante para que ele decidisse pela ideia. Gustavo explicou que abordaria da trama, temas além do romance entre príncipe plebeia, como também outras temáticas da época, como guerras, a peste negra, a Inquisição, a caça às bruxas e o justas.

Em 26 de agosto do mesmo a emissora anunciou que pretendia gravar os primeiros capítulos, condizentes a primeira fase da telenovela, na Europa, utilizando como locação castelos reais da época. Em setembro foi revelado que Portugal serviria de locação, tendo cenas registradas no Castelo de Santa Maria da Feira. Mas no início de 2017, optaram por desistir da ideia devido aos altos custos. Com isso, foram captadas apenas imagens aéreas da área campestre da cidade portuguesa de Guimarães. Também havia a intenção de gravar a novela no Polo Cinematográfico de Paulínia (em São Paulo), assim como aconteceu com Escrava Mãe. Mas também desistiram da ideia para evitar custos de locomoção e hospedagem de elenco. Ficou decidido que seria gravado nos Estúdios da Casablanca (antigo Recnov).

A cenógrafa Liane Uderman ficou responsável pela ambientação e pela criação artística do cenário, tendo apenas quatro meses para erguer toda a estrutura. Ao todo, a cidade cenográfica foi construida em um espaço de 5.000m², no qual produziu não só o castelo principal, como também os castelos adjacentes do duque e do conde, além do vilarejo e as casas camponesas. O figurinista Severo Luzardo ficou responsável pela pesquisa e criação dos vestuários da produção. Ele montou uma equipe de alfaiates especialistas em chapelaria e adereços de metal e couro, sendo que parte do figurino foi produzido no país estrangeiro pelos mesmos profissionais que produzem as roupas do rei Maomé VI de Marrocos e toda família real marroquina.

Em maio de 2016, logo após a aprovação da sinopse, Fernando Pavão, Sérgio Marone e Adriana Garambone foram cotados para o elenco. Porém, eles foram remanejados para outras tramas. Ângela Leal estava cotada para viver Leocádia, mas como a atriz não renovou com a emissora, o papel ficou para Esther Góes. Thaís Fersoza chegou a ser reservada para a novela, porém teve que deixar a produção devido a sua gravidez, deixando sua personagem para Juliana Didone. Juliana Silveira chegou a ser anunciada para fazer Lizabeta, porém foi remanejada para Apocalipse, passando a personagem para Adriana Birolli. Em 8 de setembro Rayanne Morais é anunciada como protagonista, como uma tentativa da emissora de ficar marcada por revelar talentos. No mesmo mês, Dudu Azevedo foi anunciado como o mocinho protagonista, mas este foi para O Rico e Lázaro, e o papel ficou com Bernardo Velasco.

Antes do início das gravações, o elenco de passou por estudos e workshops para aprofundar os conhecimentos e os costumes da Idade Média para que pudessem criar os gestuais e comportamento dos personagens. A historiadora Beatris Gonçalves, especializada em história medieval, acompanhou Gustavo Reiz ajudando a roteirizar a forma coloquial com que se falava na época, sendo também responsável pelas instruções na criação da personalidade e postura dos personagens. Ivan Mendes, Marco Antônio Gimenez e Alexandre Barillari passaram por aulas de arco e flecha, equitação e luta com espadas. Rayanne Morais emagreceu para deixar seu corpo com a aparência de menos desenvolvido (pois a personagem é oito anos mais nova que ela.). Ela e Bárbara Borges também passaram por aulas de costura e bordado. Juliana Knust realizou aulas de dança vitoriana.

Belaventura sofreu muito com atrasos na produção. Inicialmente estrearia em 10 de Janeiro de 2017, substituindo Escrava Mãe, porém a mesma foi substituída pela reprise de A Escrava Isaura. Com isso, a novela foi remanejada para estrear em Março, mas como as gravações em estúdio só começaram meses depois e a reprise de novela na faixa conquistou uma boa audiência, a trama foi novamente remanejada para estrear em Junho. Porém, a estreia oficial ocorreu em 25 de Julho de 2017 como uma maneira estratégica, já que no mesmo dia, a emissora lançava a reprise de Os Dez Mandamentos e a estreia do telejornal SP Record.

Audiencia

SEMANA SEG TER QUA QUI SEX MÉDIA SEMANAL
25/07 a 28/07/2017 08 08 07 07 7,5 Pontos
31/07 a 04/08/2017 08 07 09 07 07 7,6 Pontos
07/08 a 11/08/2017 06 07 07 07 07 6,8 Pontos
14/08 à 18/08/2017 06 06 07 07 06 6,4 Pontos
17/07 a 21/07/2017 06 07 07 05 06 6,2 Pontos
21/08 a 25/08/2017 07 06 06 06 06 6,2 Pontos
28/08 a 01/09/2017 06 06 06 06 05 5,8 Pontos
04/09 a 08/09/2017 06 06 07 06 06 6,2 Pontos
11/09 a 15/09/2017 07 06 06 06 05 6,0 Pontos
18/09 a 22/09/2017 07 06 06 06 06 6,2 Pontos
25/09 a 29/09/2017 06 06 06 05 05 5,6 Pontos
02/10 a 06/10/2017
09/10 a 13/10/2017
16/10 a 20/10/2017
23/10 a 27/10/2017
30/10 a 03/11/2017
06/11 a 10/11/2017
13/11 a 17/11/2017
20/11 a 24/11/2017
27/11 a 01/12/2017
04/12 a 08/12/2017
11/12 a 15/12/2017
18/12 a 22/12/2017
25/12 a 29/12/2017
01/01 a 05/01/2018
08/01 a 12/01/2018
15/01 a 19/01/2018
22/01 a 26/01/2018
Média Geral

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.