FANDOM

O BRZ foi um canal transmitido via parabólica analógica. Estreou no dia 1º de Abril de 2012, substituindo a transmissão via parabólica de seu canai irmão MTV Brasil e saiu do ar em 1º de Abril de 2014.

O Canal seria uma espécie de spin-off da MTV Brasil, exibindo videoclipes e produções independentes. O BRZ dividia a frequência com o canal AgroBrasil TV.

O Canal

O canal surgiu porque o Grupo Abril decidiu retirar o sinal da MTV Brasil do satélite StarOne C2, segundo a mesma o canal foi retirado pelo alto custo e o não retorno comercial.

O nome do canal seria uma junção de "Brasil" com "Geração Z". A proposta e exibir videoclipes de bandas nacionais independentes. No início, surgiram boatos de que aos poucos, o BRZ exibiria programação própria, fato que nunca aconteceu.

O canal tambémfoi feito para vender horários para produtoras independentes, já que isso não podia ser feito quando a MTV Brasil ocupava a frequência, e como o BRZ não tem programação. O BRZ já cedeu horários para televendas, CallTVs, e Leilões de Jóias. Posteriormente, ocuparam horários na programação, os programs Shop Buy e Marilda Ferreira.

Nos últimos anos, o BRZ dividiu a frequêcia 1140 MHz com o canal agropecuário AgroBrasil TV. De segunda a sexta, das 6h às 15h tem a programação do AgroBrasilTV, e das 15h às 6h do dia seguinte tem a programação do BRZ (Nos finais de semana a programação do AgroBrasil TV era maior).

Em setembro de 2013, a MTV Brasil deixa a TV Aberta, dando lugar à Ideal TV. O BRZ continuou no ar até 1º de Fevereiro de 2014, quando foi substituído também pela Ideal TV.

Criticas

O lançamento do canal foi muito criticada, pois em muitas regiões do Brasil, o canal na parabólica era o único jeito de assistir a programação da MTV Brasil. Também rolavam criticas pela falta de programação.