TVPedia Brasil

Caso queira contribuir, leia antes as regras do portal. São terminantemente proibidos: a cópia literal do conteúdo e da formatação da Wikipedia ou qualquer outro site, inserir conteúdo falso, fictício, ofensivo, que fujam do tema do portal e artigos vazios. A administração poderá agir contra qualquer contribuição que viole as regras.

LEIA MAIS

TVPedia Brasil
Advertisement

Ana Paula Arósio é uma atriz e modelo.

Trajetória[]

Ana Paula Arósio nasceu em 16 de julho de 1975, na cidade de Swindon, no condado de Wiltshire, na Inglaterra. Bisneta de imigrantes italianos da Lombardia, começou como modelo aos doze anos de idade. Como atriz, estreou em 1991, no filme "Forever".

Na televisão, estreou em 1994, em uma participação na novela Éramos Seis do SBT. Posteriormente, na emissora, também atuou em Razão de Viver (1996) e Os Ossos do Barão (1997).

Em 1998, enquanto ainda estava contratada pelo SBT, a Globo fez um acordo com a emissora para que ela atuasse na minissérie Hilda Furacão. E com isso, naquele ano, a atriz protagonizou a produção vivendo a personagem-título. Trabalho que lhe rendeu grande visibilidade e prêmios de Revelação no Melhores do Ano do Domingão do Faustão e no Troféu Imprensa.

Em 1999, já contratada da Globo, protagonizou a novela Terra Nostra, vivendo Giuliana. Papel que lhe rendeu um Troféu Imprensa de Melhor Atriz, no ano seguinte. Nesta época, um de seus trabalhos mais conhecidos foi como garota-propaganda da Embratel, estrelando vários comerciais e propagandas para a empresa.

Em 2001, protagonizou a minissérie Os Maias. E em 2002, viveu a vilã Camille em Esperança, papel que lhe rendeu seu terceiro Troféu Imprensa e o segundo na categoria de Melhor Atriz. Posteriormente viveu Yolanda em Um Só Coração (2004), Olívia em Páginas da Vida (2006), Laura em Ciranda de Pedra (2008) e Ana Beatriz em Na Forma da Lei (2010).

No final de 2010, havia gravado cenas da novela Insensato Coração, na qual protagonizaria. Porém, foi dispensada da produção após faltar às gravações da trama. No ano seguinte, ela reincidiu seu contrato com a Globo e decidiu encerrar sua carreira de atriz. Recusando convites para trabalhar em novelas posteriores.

Desde então, ela vive reclusa, longe da vida artística. Apenas fazendo trabalhos esporádicos no cinema. Sua última aparição na televisão foi em 2020, em um comercial de banco.

Trabalhos na TV[]

Ano Título Personagem Notas
1994 Éramos Seis Amanda
1996 Razão de Viver Bruna Sampaio
1997 Os Ossos do Barão Isabel Camargo Pompeo e Taques
1998 Hilda Furacão Hilda Furacão
Mulher Maria Ep: "Menino ou Menina"
Teleteatro Várias personagens
1999 Você Decide Madalena Ep: "Amor ou Justiça?"
Terra Nostra Giuliana Splendore
2001 Os Maias Maria Eduarda
Brava Gente Madalena Ep: "A Quenga e o Delegado"
Os Normais Carmem Ep: "De Volta ao Normal"
2002 Esperança Camille Schneider
2004 Celebridade Alice Participação nos últimos capítulos
2004 Um Só Coração Yolanda Penteado
2005 Mad Maria Consuelo Gibraltar
2006 Páginas da Vida Olívia Martins de Andrade
2008 Ciranda de Pedra Laura Toledo Silva Prado
2010 Na Forma da Lei Ana Beatriz Tavares de Macedo
Advertisement