FANDOM

A Tarde é Sua
ATardeESua.png

Tipo

Programa de Variedades

Estreia

1 de de Maio de 2006

Emissora

RedeTV!

Apresentação

Sônia Abrão

Elenco

Cíntia Lima

Jorge Lordello

Vida Vlatt

Vladimir Alves

Márcia Piovesan

Márcia Fernandes

Jeff Benício

A Tarde é Sua é um programa vespertino diário exibido pela RedeTV! de segunda à sexta das 15h às 17h. Apresentado por Sônia Abrão, estreou em 1º de maio de 2006.

O Programa

Na descrição do site da RedeTV!, o programa "vem reafirmar o traço mais característico da jornalista Sonia Abrão: a opinião contundente. Com base na informação qualificada, coloca em pauta notícias sobre artes, comportamento, política, saúde, economia, educação, objetivando a participação do público, a interação, a troca de idéias. (...) Enfim, é um espaço aberto para todos os que tem algo a dizer, trazendo sempre convidados muito especiais, entre especialistas, artistas e personalidades, para levar, a cada dia, cultura, entretenimento e prestação de serviço".

Na realidade, a atração mescla o jornalismo policial com as notícias sobre o universo das celebridades. O programa debate os acontecimentos de maior destaque no jornalismo policial do país, trazendo especialistas no assunto e entrevistas.

O A Tarde é Sua também dá destaque para as notícias sobre celebridades. No quadro "Roda da Fofoca", Sonia Abrão se reúne com Márcia Piovezan, Jeff Benício, Vida Vlatt (como Ofrásia) e Vladimir Alves em volta de uma mesa com diversas revistas e jornais onde comentam e debatem sobre acontecimentos recentes na vida dos famosos, entre brigas, casamentos, separações, etc. Além de também comentarem sobre os acontecimentos recentes nas novelas e reality shows.

O programa também abre espaço para assuntos relacionados ao espiritismo com a sensitiva Márcia Fernandes. Além de trazer matérias sobre assuntos curiosos em geral.

Polêmicas

O programa é constantemente alvo de polêmicas e críticas. Seu foco quase excessivo em notícias relacionadas à crimes e ao falecimento de artistas e famosos faz com que o mesmo seja considerado por parte do público como um programa sensacionalista.

A maior polêmica ocorreu em 2008 durante o sequestro de Eloá Pimentel em Santo André-SP, Sônia Abrão entrevistou via telefone o sequestrador da garota horas antes do desfecho do crime. As autoridades policiais e os comentaristas de segurança pública repudiaram totalmente essa ação (a Rede Record também se valeu de tal atitude na época), que declararam que as conversas prejudicou as negociações existentes entre o GATE de São Paulo e o sequestrador, e contribuiu para o desfecho trágico.

José Luiz Datena, durante o Brasil Urgente, criticou a atitude da apresentadora e de outras emissoras. Segundo ele: "Quem faz esse tipo de entrevista é jornalista irresponsável porque não tem a menor capacidade de negociar com um sequestrador, que já está nervoso". O ex-comandante do BOPE Rodrigo Pimentel considerou a atitude das três emissoras com irresponsável e criminosa, afirmando que "O que eles fizeram foi de uma irresponsabilidade tão grande que eles poderiam, através dessa conduta, deixar o tomador das reféns mais nervoso, como deixaram, poderiam atrapalhar a negociação, como atrapalharam" e acrescentou dizendo que "Foi irresponsável, infantil e criminoso o que a Sonia Abrão fez. Essas emissoras, esses jornalistas criminosos e irresponsáveis, devem optar na próxima ocorrência entre ajudar a polícia ou aumentar a sua audiência".

Outra polêmica ocorreu em 2011. Na ocasião, o Mais Você de Ana Maria Braga deu ampla cobertura sobre a morte da menina Lavínia, de 6 anos, assassinada pela amante do pai, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Sônia disse em seu perfil no Twitter: “Acho que a Globo deveria mudar o nome do Mais Você para ‘A Manhã É Sua’. Tá cópia total do nosso programa na Rede TV!. Ah, só difere num ponto: nunca falamos de crime à mesa do café da manhã, como estão fazendo!”. Ela ainda afirmou: “Tudo o que não é padrão global, e ainda piorado.Se fosse o A Tarde É Sua a fazer isso no nosso cenário da cozinha, ou qualquer outro programa, lá vinha uma chuva de pedra! Mas se é atração global, vão achar até bonitinho e vão dizer que é apenas ‘morte com bolinhos’!”.[1]

Também aconteceu outra desavença aconteceu em 2007, no período de exibição do Big Brother Brasil 7. Sônia e seus convidados fez diversas criticas ào participante Alberto Pereira, o "caubói" que era considerado o vilão da edição. Em 23 de Abril de 2006, o programa colocou no ar, por telefone, dois homens que supostamente seriam o pai e o irmão do ex-BBB. Os dois ofenderam a apresentadora e durante toda a entrevista se dirigiram à Sônia Abraão de forma agressiva e com palavras de baixo calão. Ao final do quadro, revelou-se que tudo não passava de uma pegadinha e que os entrevistados não eram de fatos parentes.[2]

Devido a tudo isso, Alberto moveu um processo contra a RedeTV!.pedindo uma indenização de R$1 Milhão. O ex-BBB acusava a emissora por danos morais e que isso teria resultado além da perda do prêmio do programa, na perda de seu emprego na administração da Santa Casa, em Belo Horizonte - MG. Porém, Alberto perdeu o processo, e a emissora declarou em defesa que, ao participar do reality, Cowboy concordou em expor sua vida para milhões de telespectadores[3]

Links

Referências

  1. Sônia Abrão detona Ana Maria Braga e a Globo (Fonte: TV Tudo - odiario.com
  2. Sônia Abrão apela para capitalizar em cima da rejeição do ex-"BBB" Alberto (Fonte: UOL Televisão)
  3. Ex-BBB Alberto Cowboy perde processo contra a RedeTV (Fonte: TV Foco)

Também no FANDOM

Wiki aleatória