FANDOM

A Tarde é Sua é um programa vespertino diário exibido pela RedeTV! de segunda à sexta das 15h às 17h. Apresentado por Sônia Abrão, estreou em 1º de maio de 2006.

O Programa

Na descrição do site da RedeTV!, o programa "vem reafirmar o traço mais característico da jornalista Sonia Abrão: a opinião contundente. Com base na informação qualificada, coloca em pauta notícias sobre artes, comportamento, política, saúde, economia, educação, objetivando a participação do público, a interação, a troca de idéias. (...) Enfim, é um espaço aberto para todos os que tem algo a dizer, trazendo sempre convidados muito especiais, entre especialistas, artistas e personalidades, para levar, a cada dia, cultura, entretenimento e prestação de serviço".

Na realidade, a atração mescla o jornalismo policial com as notícias sobre o universo das celebridades. O programa debate os acontecimentos de maior destaque no jornalismo policial do país, trazendo especialistas no assunto e entrevistas.

O A Tarde é Sua também dá destaque para as notícias sobre celebridades. No quadro "Roda da Fofoca", Sonia Abrão se reúne com Márcia Piovezan, Jeff Benício, Vida Vlatt (como Ofrásia) e Vladimir Alves em volta de uma mesa com diversas revistas e jornais onde comentam e debatem sobre acontecimentos recentes na vida dos famosos, entre brigas, casamentos, separações, etc. Além de também comentarem sobre os acontecimentos recentes nas novelas e reality shows.

O programa também abre espaço para assuntos relacionados ao espiritismo com a sensitiva Márcia Fernandes. Além de trazer matérias sobre assuntos curiosos em geral.

Geladeira da Fama

A "Geladeira da Fama" (ou simplesmente "Geladeira"), é uma brincadeira que o programa costuma fazer frequentemente no programa durante a "Roda da Fofoca". Com a finalidade de fazer críticas à famosos por posturas negativas. Sônia e seus colaboradores escrevem o nome da celebridade em um pequeno bonequinho e coloca dentro de uma pequena geladeira simbólica em cima da mesa do cenário, podendo sair dela ou não dependendo da vontade da apresentadora.

A brincadeira surgiu em 2016, em comemoração aos 10 anos do programa, junto com o "Tapete vermelho" (que era outra brincadeira mas com a intenção contrária, elogiar famosos por posturas positivas), sendo que este foi descontinuado. É o quadro que mais repercute no programa pelas redes sociais.

De lá pra cá, inúmeros famosos foram parar na famosa "Geladeira". Dentre eles estão Xuxa Meneghel, Anitta, Daniela Mercury, Luiz Bacci, José de Abreu, Fábio Porchat, Pedro Cardoso, Maria Fernanda Cândido, Amin Khader, Lívia Andrade, Neymar, Padre Fábio de Melo, Evaristo Costa, Maísa Silva, João Vicente de Castro, Gretchen, Fernanda Lima, Angélica, Andreia Sorvetão, Jorge Souza, Marcelo Adnet, Flor, Tirulipa, Dudu Camargo, Daniele Winitts, Cacau Protásio, Larissa Manoela, Erik Jacquin, Paola Carosella, Henrique Fogaça, Maytê Piragibe, Elba Ramalho, Miriam Leitão, Glória Maria e muitos outros.

Além de famosos, o Globo Repórter e a Gazeta também já foram parar na Geladeira. Sônia Abrão se colocou nessa Geladeira em três ocasiões, e também até Felipeh Campos que faz parte do programa e Nelson Rubens, seu colega de emissora. O cantor Marciano é o famoso com mais tempo na Geladeira e está lá até agora, por ele ter processado o próprio filho. Segundo Sônia, a intenção é que o cantor fique para sempre.

Polêmicas

O programa é constantemente alvo de polêmicas e críticas. Seu foco quase excessivo em notícias relacionadas à crimes e ao falecimento de artistas e famosos faz com que o mesmo seja considerado por parte do público como um programa sensacionalista.

A maior polêmica ocorreu em 2008 durante o sequestro de Eloá Pimentel em Santo André-SP, Sônia Abrão entrevistou via telefone o sequestrador da garota horas antes do desfecho do crime. As autoridades policiais e os comentaristas de segurança pública repudiaram totalmente essa ação (a Rede Record também se valeu de tal atitude na época), que declararam que as conversas prejudicou as negociações existentes entre o GATE de São Paulo e o sequestrador, e contribuiu para o desfecho trágico.

José Luiz Datena, durante o Brasil Urgente, criticou a atitude da apresentadora e de outras emissoras. Segundo ele: "Quem faz esse tipo de entrevista é jornalista irresponsável porque não tem a menor capacidade de negociar com um sequestrador, que já está nervoso". O ex-comandante do BOPE Rodrigo Pimentel considerou a atitude das três emissoras com irresponsável e criminosa, afirmando que "O que eles fizeram foi de uma irresponsabilidade tão grande que eles poderiam, através dessa conduta, deixar o tomador das reféns mais nervoso, como deixaram, poderiam atrapalhar a negociação, como atrapalharam" e acrescentou dizendo que "Foi irresponsável, infantil e criminoso o que a Sonia Abrão fez. Essas emissoras, esses jornalistas criminosos e irresponsáveis, devem optar na próxima ocorrência entre ajudar a polícia ou aumentar a sua audiência".

Outra polêmica ocorreu em 2011. Na ocasião, o Mais Você de Ana Maria Braga deu ampla cobertura sobre a morte da menina Lavínia, de 6 anos, assassinada pela amante do pai, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Sônia disse em seu perfil no Twitter: “Acho que a Globo deveria mudar o nome do Mais Você para ‘A Manhã É Sua’. Tá cópia total do nosso programa na Rede TV!. Ah, só difere num ponto: nunca falamos de crime à mesa do café da manhã, como estão fazendo!”. Ela ainda afirmou: “Tudo o que não é padrão global, e ainda piorado.Se fosse o A Tarde É Sua a fazer isso no nosso cenário da cozinha, ou qualquer outro programa, lá vinha uma chuva de pedra! Mas se é atração global, vão achar até bonitinho e vão dizer que é apenas ‘morte com bolinhos’!”.[1]

Também aconteceu outra desavença aconteceu em 2007, no período de exibição do Big Brother Brasil 7. Sônia e seus convidados fez diversas criticas ào participante Alberto Pereira, o "caubói" que era considerado o vilão da edição. Em 23 de Abril de 2006, o programa colocou no ar, por telefone, dois homens que supostamente seriam o pai e o irmão do ex-BBB. Os dois ofenderam a apresentadora e durante toda a entrevista se dirigiram à Sônia Abraão de forma agressiva e com palavras de baixo calão. Ao final do quadro, revelou-se que tudo não passava de uma pegadinha e que os entrevistados não eram de fatos parentes.[2]

Devido a tudo isso, Alberto moveu um processo contra a RedeTV!.pedindo uma indenização de R$1 Milhão. O ex-BBB acusava a emissora por danos morais e que isso teria resultado além da perda do prêmio do programa, na perda de seu emprego na administração da Santa Casa, em Belo Horizonte - MG. Porém, Alberto perdeu o processo, e a emissora declarou em defesa que, ao participar do reality, Cowboy concordou em expor sua vida para milhões de telespectadores[3]

Links

Referências

  1. Sônia Abrão detona Ana Maria Braga e a Globo (Fonte: TV Tudo - odiario.com
  2. Sônia Abrão apela para capitalizar em cima da rejeição do ex-"BBB" Alberto (Fonte: UOL Televisão)
  3. Ex-BBB Alberto Cowboy perde processo contra a RedeTV (Fonte: TV Foco)

Também no FANDOM

Wiki aleatória