FANDOM


A Regra do Jogo
Aregrajogo

Tipo

Novela

Horário

21h

Emissora

Globo

Escrita por

João Emanuel Carneiro

Direção

Amora Mautner

Estreia

31 de Agosto de 2015

Último Capítulo

11 de Março de 2016

Nº de Capítulos

167

A Regra do Jogo é a atual novela das 21h da Globo. Escrita por João Emanuel Carneiro com direção de Amora Mautner, estreou em 31 de Agosto de 2015, sucedendo Babilônia, com término em 11 de Março de 2016, sendo substituída por Velho Chico.

Conta com Alexandre Nero, Giovanna Antonelli, Vanessa Giácomo, Marco Pigosi, José de Abreu, Renata Sorrah, Du Moscovis, Tony Ramos, Cauã Reymond, Cássia Kiss, Juliano Cazarré e Susana Vieira nos papéis principais.

Sinopse

Romero Rômulo (Alexandre Nero) é um ex-vereador que tem uma vida menos óbvia do que parece, pois ele sabe como ninguém camuflar quem é de verdade. Visto pela maioria das pessoas vê é um homem altruísta e corajoso, disposto a ajudar ex-detentos em busca de reintegração. Mas será que existe outra camada escondida por debaixo? Romero se envolverá com a sensual e perigosa Atena (Giovanna Antonelli).

A princípio, ele não sabe, mas Atena não deixa passar nenhuma oportunidade sem tirar proveito. Impulsiva e imoral, ela não dá ponto sem nó, o que vale é identificar alguém para aplicar algum golpe que lhe renda dinheiro. No início da história, ela é surpreendida por Victor (João Baldasserini), um comparsa do passado que volta para um belo acerto de contas. E com isso, vai permanecer presa a ele.

Um dos maiores desafetos de Romero Rômulo é Zé Maria (Tony Ramos), homem misterioso que está foragido. Ele é pai de Juliano (Cauã Reymond) e companheiro de Djanira (Cassia Kis), moradora do Morro da Macaca e quem mais conhece Romero (talvez a única que saiba quem ele é de verdade). Desde que Zé foi obrigado a fugir por causa de um crime que ele jura não ter cometido, Djanira, que dedica ao amado uma confiança incondicional, ficou encarregada da criação de Juliano.

Djanira tem ainda outro amor em sua vida: sua segunda filha adotiva, Maria Vitória, a Tóia (Vanessa Giácomo) Uma jovem que sempre correu atrás dos seus sonhos, nunca recebeu nada na vida de bandeja e cujo caráter não levanta suspeitas. Ela cresceu ao lado de Juliano na casa de Djanira, e os dois começaram a namorar desde cedo. O desejo deles, e da mãe de criação, é de se casarem e viverem felizes para sempre. Mas os planos de vingança de Juliano podem acabar atrapalhando esse destino.

Juliano decidiu abrir mão da sua carreira como lutador de MMA para se tornar professor de artes marciais. E tudo seguia na mais normalmente até ele ser vítima de uma armação e acabar atrás das grades, sendo acusado injustamente por tráfico de drogas. A prisão prejudicou muito o rapaz, e muita gente passou a olhar para ele com desconfiança, principalmente no Morro da Macaca. Agora, livre, só tem uma coisa na cabeça: vingança. Quem não gosta nada dessa história é Tóia.

Outro personagem que também nutre um desejo vingativo é Dante (Marco Pigossi), policial e filho adotivo de Romero Rômulo. Mas o seu alvo é justamente Zé Maria, quem ele acredita ter matado seu pai biológico, e isso o torna inimigo também de Juliano, filho do foragido. Sobre seu pai de criação, o policial acredita que ele é um homem corajoso, um verdadeiro herói.

Djanira tem uma amizade rompida com Adisabeba (Susana Vieira), mulher do passado de Zé Maria. A rixa, porém, é discreta, até porque Tóia é sua gerente de confiança na Caverna da Macaca, uma boate que faz com que a galera do asfalto suba o Morro da Macaca para ter experiências incríveis. Adisabeba manda e todos no morro obedecem. Como se fosse a dona da comunidade.

Uma das atrações mais disputadas da Caverna da Macaca é o MC Merlô (Juliano Cazarré), filho de Adisabeba. Super protetora com o rapagão, ela é aquela mãe que tenta expulsar todas as mulheres que ele quer. Como Ninfa (Roberta Rodrigues) e Alisson (Letícia Lima), com quem ele sobe ao palco como o trio de funk “MC Merlô e suas Merlozetes”. Além de administrar outras confusões da comunidade, Adisabeba mantém uma relação com Abner (Douglas Tavares), seu funcionário. Um jovem que faz de tudo para agradar “Bebinha”.

A família Stewart

Orlando (Eduardo Moscovis) não vê nada nem ninguém a sua frente quando tem um objetivo a alcançar. Frio e calculista, passa por cima de qualquer um, de qualquer coisa. Ele já é rico, mas isso não o impede de querer sempre mais.

Da noite para o dia, Orlando passou de cientista medíocre a referência no mercado farmacêutico. Fato muito mal explicado, cujas respostas se escondem em seu passado obscuro. Ele trabalha na empresa do riquíssimo Gibson Stewart (José de Abreu), mas parece que isso ainda é muito pouco.

Com uma precisão quase milimétrica, Orlando vai se aproximar cada vez mais da família Stewart e usará o seu ponto mais frágil, Nelita (Bárbara Paz), para conseguir, de fato, se tornar um membro do clã. Nelita é bipolar e tem problemas com a filha, Belisa (Bruna Linzmeyer), uma rebelde cheia de causas, mas vai ter uma boa relação com o filho Cesário (Johnny Massaro) e com a mãe, Nora (Renata Sorrah).

A vida já foi muito generosa com Feliciano Stewart (Marcos Caruso), primo de Gibson. Mas, como ele não é muito chegado ao trabalho e nunca soube administrar suas posses, a única coisa que tem hoje em dia é seu apartamento, uma cobertura decadente na zona sul do Rio de Janeiro. Mas isso nunca lhe roubou o bom humor e a leveza na forma como leva a vida. Se tem uma coisa que ele adora é ter a família reunida.

Feliciano é pai de Vavá (Marcello Novaes), Dalila (Alexandra Richter) e Úrsula (Julia Rabelo). Por enquanto, somente Dalila lhe deu netos: Luana (Giovanna Lancelotti) e Kim (Felipe Roque). Ele é um pai e avô carinhoso, mas o clima na casa não é tranquilo, principalmente quando Mel (Fernanda Souza) aparece. Ela é amante de Vavá e faz o personal trainer se virar para que sua esposa, Janete (Suzana Pires), não descubra esse caso. [1]

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Alexandre Nero Romero Rômulo
Giovanna Antonelli Atena (Francineide dos Santos)
Vanessa Giácomo Toia (Maria Vitória Noronha)
Cauã Reymond Juliano
Tony Ramos Zé Maria
Cássia Kis Magro Djanira
Susana Vieira Adisabeba
Marco Pigossi Dante
Marcos Caruso Feliciano
Eduardo Moscovis Orlando
Deborah Evelyn Kiki Stewart
Renata Sorrah Nora (Eleonora Stewart)
José de Abreu Gibson Stewart
Bárbara Paz Nelita Stewart
Bruna Linzmeyer Belisa Stewart
Marcello Novaes Vavá
Juliano Cazarré MC Merlô
Maria Padilha Clodine
Suzana Pires Janete
Fernanda Souza Mel
Allan Souza Lima Nenemzinho
Bruno Mazzeo Rui
Giovanna Lancellotti Luana
Otávio Müller Breno
Alexandra Richter Dalila
Johnny Massaro Cesário
Júlia Rabello Úrsula
Giselle Batista Duda
Cris Vianna Indira
Paula Burlamaqui Sueli
Monique Alfradique Tina
Roberta Rodrigues Ninfa
Thaíssa Carvalho Andressa Turbinada
Letícia Lima Alisson
Jackson Antunes Tio
Fábio Lago Oziel
Letícia Colin Paty
Tonico Pereira Ascânio
João Baldasserini Victor
Ricardo Pereira Faustini
Douglas Tavares Abner
Felipe Roque Kim
Osvaldo Mil Juca
Maeve Jinkings Domingas
Karine Teles Sumara
Séfora Rangel Conceição
Carla Cristina Dinorah
Danilo Ferreira Iraque
Amauri Oliveira Dênis
Felipe Titto MC Limão (Eustáquio)

Produção

A novela foi cercada de muita expectativa. Não só pelo fato de ser escrita pelo mesmo autor do fenômeno Avenida Brasil, como tinha a missão de aumentar os índices de audiências do horário que despencaram com sua antecessora, Babilônia.

A produção teve início com o máximo de sigilo possível, com poucas informações sobre a história divulgadas. O titulo provisório seria Favela Chic, mas como tanto a novela antecessora como a novela das 19h, I Love Paraisópolis faziam menção à comunidades no nome, preferiu optar-se por outro nome para evitar repetições. Ficando A Regra do Jogo.

Babilônia teve seu número de capítulos encurtado, fazendo com que a trama de João Emanuel Carneiro tivesse sua produção acelerada. Murilo Benício havia sido oficializado como o protagonista Romero, mas, pelo que diziam as expeculações, o ator teria colocado condições, como estipular os dias em que gravaria para não contracenar com sua ex-esposa (Giovana Antonelli). Além de desentendimentos com a diretora Amora Mautner. Benício alfirmou que deixou a produção para se dedicar a direção de seu primeiro longa-metragem.

Para substituí-lo, foram feitos testes com Mateus Solano, Fábio Assunção, Alexandre Nero, Eduardo Moscovis e Marcelo Serrado. Assunção chegou a ser o favorito para assumir o personagem, mas acabou sendo escalado para a próxima novela das 19h, Totalmente Demais. Com isso, o papel ficou com Alexandre Nero.

Porém, a chegada de Nero no elenco, não agradou a todos. Pois o mesmo havia acabado de finalizar os trabalhos em Império, onde fez um papel marcante: o Comendador José Alfredo. Por isso, o ator começou a desenvolver o novo trabalho com a proposta de não lembrar o personagem anterior, e para tal, foi orientado pela produção a evitar usar vestimentas pretas (pois o personagem anterior era chamado de "Homem de Preto").

Andreia Horta foi anunciada como intérprete de Toia, porém, como a personagem interpretada por ela em Império foi filha de Nero e nesta ser par romântico, a atriz deixou a produção. Mariana Ximenes, Carolina Dieckmann e Mariana Rios foram cotadas para a personagem. Mas Vanessa Giácomo ficou com o papel.

José Mayer foi convidado para interpretar Zé Boi, mas recusou o papel. Tony Ramos entrou no lugar de Mayer, mas como o ator é garoto-propaganda da Friboi, o nome foi alterado para Pantera. Mas o nome do personagem acabou sendo alterado novamente para Zé Maria.

Deborah Evelyn interpretaria Nelita, mas acabou tendo o papel trocado com Bárbara Paz. A diretora Amora Mautner utilizou câmeras escondidas, para que as cenas sejam capturadas de ângulos diferentes, visando buscar emoções diferentes nos atores. Na construção da cidade cenográfica, foram usados móveis de segunda mão, para que os resultados ficassem os mais realistas possíveis.

A primeira chamada da trama foi ao ar em 30 de julho de 2015, e de cara causou uma grande repercussão, principalmente na internet. Nela, os personagens da história apareciam em uma espécie de xadrez humano, terminando em um possível "xeque-mate" de Atena (Giovanna Antonelli) em Romero (Alexandre Nero).

Esse teaser gerou controvérsias na rede, sendo acusado de copiar as campanhas publicitárias da série Revenge, da ABC, e da novela Amor e Intrigas, da Record. Porém, a verdadeira inspiração veio de uma cena do último capítulo da novela Vamp, onde os personagens do "Exército Branco" enfrentavam os do "Exército Negro", simulando um jogo de xadrez. Nessa novela, atuou a diretora de "A Regra", Amora Mautner.

Capítulos

Cada capítulo de A Regra do Jogo ganha um título. Algo já corriqueiro nas séries, mas incomum nas novelas.

CAP TITULO CAP TITULO CAP TITULO CAP TITULO
001 "A Outra Face" 002 "Bandido Pobre" 003 "Samambaia" 004 "Quem é Você?"
005 "O Injustiçado" 006 "Amor de Mãe" 007 "O Peso de uma Dúvida" 008 "Infiltrado"
009 "Queima de Arquivo" 010 "Muito Prazer" 011 "Lobo no Galinheiro" 012 "Saudade é pros Fracos"
013 "A Isca" 014 "Cem Anos de Perdão" 015 "Eu Gosto do Perigo" 016 "Francineide"
017 "Telhado de Vidro" 018 "O Travesseiro" 019 "Pé de Coelho" 020 "Pobres Otários"
021 "Vai me matar ou posso pedir um Drink?" 022 "Vaca Maldita" 023 "Convidada da Mamãe" 024 "Volte uma Casa"
025 "A Invasora" 026 "Namoradinha" 027 "Duro Golpe" 028 "Jogada Ensaiada"
029 "Um Velho Irmão" 030 "A Casa do Pai" 031 "Sem Chão" 032 "Encarando o Diabo"
033 "O Canto da Sereia" 034 "Migalhas" 035 Moreninha 036 "Mar Aberto"
037 "Euridice" 038 "Viver pra te ver de novo" 039 "Filho Pródigo" 040 "Sofia"
041 "O Começo do Fim" 042 "Bodas de Sangue" 043 "Cristal Partido" 044 "Na Toca do Lobo"
045 A Escolha 046 "Nem Tão Mal Assim" 047 "Um Beijo antes de Morrer" 048 "Adivinha quem Voltou?"
049 "Amor Bandido" 050 "Filho Meu" 051 "Pai Herói" 052 "O Assalto"
053 "Genivaldo" 054 "Um Homem Bom" 055 "Inimigo Próximo" 056 "Pai Bandido"
057 "Eu Errei" 058 "Batom na Cueca" 059 "Festa de Arromba" 060 "Até Tu"
061 "E Agora, Romero?" 062 "Campo Minado" 063 "A Metade da Laranja" 064 "Pedra no Rim"
065 "Da Minha Natureza" 066 "Encruzilhada" 067 "Humilhação" 068 "R R"
069 "Calcanhar de Aquiles" 070 "Território Sitiado" 071 "Santo Expedito" 072 "Deu Ruim"
073 "Menina de Ouro" 074 "Parabéns pra Você" 075 "Linha de Tiro" 076 "Desvio de Rota"
077 "Entre o Bem e o Mal" 078 "Até que a morte nos separe" 079 "Comida de Peixe" 080 "A Hora da Virada"
081 "Língua de Serpente" 082 "Vara Curta" 083 "Com quem Sera?" 084 "Teste de Fidelidade"
085 "Quebra de Parceria" 086 "Fim de Jogo" 087 "Eu te Amo" 088 "Sombras do Passado"
089 "O Grande Segredo" 090 "Olhando pela Fechadura" 091 "Abre a Porta Pra Mim" 092 "Colega de Quarto"
093 "Em Nome do Pai" 094 "Tarde Demais" 095 "A Cativa que me mantém cativo" 096 "Falso Marido"
097 "Ubiraci" 098 "O Pai da Noiva" 099 "A Hora do Sim" 100 "Virando a Mesa"
101 "Ho Ho Ho!" 102 "Volta pra Mim" 103 "Caixa de Bombom" 104 "Flagrante Delito"
105 "Hora da Verdade" 106 "Lama no Pescoço" 107 "Bode Espiatório" 108 "Na Mira"
109 "A Última Ceia" 110 "Feliz Ano Novo" 111 "É pegar ou largar" 112 "Gata Borralheira"
113 "Herança Maldita" 114 "Eu digo Sim" 115 "Volta ao lar" 116 "Um Grito de Liberdade"
117 "Recaída" 118 "O Tremor de uma Suspeita" 119 "Filho Meu" 120 "Asilo Diplomático"
121 "A Nova Chacina" 122 "Cova Rasa" 123 "Elo Perdido" 124 "Chá de Panela"
125 "Na Cova dos Leões" 126 "Álbum de Família" 127 "Aqui se faz, aqui se paga" 128 "As Irmãs"
129 "O Inferno de Dante" 130 "Abraço Partido" 131 "Perto da Verdade" 132 "Escambo"
133 "Sangue Meu" 134 "Em Carne Viva" 135 "Dormindo com o Inimigo" 136 "Me Perdoa"
137 "A Queda" 138 "Acerto de Contas" 139 "Acabou Romerito" 140 "Marcado para Morrer"
141 "Emboscada" 142 "O Penetra" 143 "Cão Infiel" 144 "Lua de Fel"
145 "Meu filho, meu tesouro" 146 "Bomba Caseira" 147 "Ventre Livre" 148 "Um é pouco, dois é bom, três é demais"
149 "A Fraqueza do Carrasco" 150 "Pacto Sinistro" 151 "Quem risca o fósforo?" 152 "Culpada"
153 "Golpe Baixo" 154 "Sociedade Anônima" 155 "Vitória na Guerra" 156 "Crime e Castigo"
157 "Lázaro" 158 "Terrível Verdade" 159 "O Último a Cair" 160 "Prova Viva"
161 "Novos Aliados" 162 "Ratoeira" 163 "Crime na Mansão" 164 "Rei morto, rei posto"
165 "Na Teia da Aranha" 166 "Xeque-Mate" 167 "Juízo Final"

Nota: O Capítulo 34, aparentemente, excepcionalmente, não ganhou um título. Nas em várias entrevistas de João Emanuel e Amora Mautner eles creditam nesse episódio o título "Migalhas"

Audiência

SEMANA SEG TER QUA QUI SEX SÁB MÉDIA SEMANAL
31/08 a 05/09/2015 31 30 25 28 25 24 27,1 Pontos
07/09 a 12/09/2015 28 21 24 26 25 24 24,6 Pontos
14/09 a 19/09/2015 27 27 21 24 23 19 23,5 Pontos
21/09 a 26/09/2015 28 25 20 25 24 22 24,0 Pontos
28/09 a 03/10/2015 28 27 22 26 22 24 24,8 Pontos
05/10 a 10/10/2015 28 27 26 23 24 21 24,8 Pontos
12/10 a 17/10/2015 25 25 21 26 26 25 24,8 Pontos
19/10 a 24/10/2015 29 28 24 27 26 25 26,5 Pontos
26/10 a 31/10/2015 28 28 23 27 24 24 25,6 Pontos
02/11 a 07/11/2015 28 29 28 26 27 24 27,0 Pontos
09/11 a 14/11/2015 27 26 28 23 23 24 25,1 Pontos
16/11 a 21/11/2015 29 23 27 21 24 24 24,6 Pontos
23/11 a 28/11/2015 27 29 29 29 26 26 27,7 Pontos
30/11 a 95/12/2015 31 31 31 31 28 24 29,3 Pontos
07/12 a 12/12/2015 28 30 28 29 26 24 27,5 Pontos
14/12 a 19/12/2015 30 29 31 31 25 26 28,7 Pontos
21/12 a 25/12/2015 30 28 27 19 27 26 26,2 Pontos
28/12 a 02/01/2016 31 29 27 17 26 28 26,3 Pontos
04/01 a 08/01/2016 32 32 29 29 28 27 29,5 Pontos
11/01 a 16/01/2016 31 31 32 32 29 27 30,3 Pontos
18/01 à 23/01/2016 33 33 31 33 32 28 31,7 Pontos
25/01 à 30/01/2016 33 33 33 35 33 28 32,5 Pontos
01/02 à 06/02/2016 35 34 30 35 34 31 33,2 Pontos
08/02 à 13/02/2016 31 32 29 35 34 31 32,0 Pontos
15/02 à 20/02/2016 34 35 28 35 32 31 32,5 Pontos
22/02 à 27/02/2016 37 37 31 36 34 30 34,2 Pontos
29/02 à 05/03/2016 37 37 34 39 38 34 36,5 Pontos
07/03 à 12/03/2016 39 39 35 40 41 27 36,8 Pontos
Média Geral 28,48 Pontos

Referências

  1. A Regra do Jogo - Teledramaturgia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória